Rolim de Moura,

Comissão de Direitos Humanos vai debater condições de presídios e a prática de tortura

Por Redação
Publicado 30/08/2023
A A

A Comissão de Direitos  Humanos, Minorias e Igualdade Racial vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (30) para debater as condições das prisões brasileiras e o combate à tortura nesses locais.

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo deputado  Luiz Couto (PT-PB) e pela deputada Luizianne Lins (PT-CE). Eles citam dados colhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na chamada Revisão Periódica Universal (RPU) 2017-2021, que demonstrou que o Brasil "apresenta sérios problemas nesta área e – pior – que sofreu retrocessos relevantes nos últimos anos".

Couto e Luizianne Lins relatam, por exemplo, que a Lei 12.847/13, que instituiu o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, "foi praticamente esvaziada, havendo agora um esforço para recolocar em funcionamento os instrumentos por ela criados".

A RPU é um mecanismo desenvolvido pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), para sistematizar a avaliação da situação de Direitos Humanos em cada um dos seus países-membros.

Foram convidados, entre outros
- o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rafael Velasco Brandani;
- a coordenadora-geral de Combate a Tortura e Graves Violações de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Fernanda Vieira de Oliveira;
- a defensora pública Federal Carolina Soares Castelliano Luceno de Castro;
- a coordenadora nacional da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, irmã Petra Sílvia Pfaller;
- o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça Ednaldo Sésar Júnior.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram