Rolim de Moura,

Comissão promove debate sobre a Campanha Contra Violência no Campo
Campanha é uma iniciativa de organizações da sociedade civil, lançada nacionalmente em 2022

Por Redação
Publicado 31/08/2023
A A

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (31) sobre a Campanha Contra Violência no Campo.

O debate foi solicitado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). Ela explica que a Campanha contra a Violência no Campo: em Defesa dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas é uma iniciativa de organizações da sociedade civil, lançada nacionalmente em 2022, que tem, entre suas propostas, propor ações e políticas de proteção das comunidades, sensibilizar a opinião pública e denunciar as formas de violência.

Dado do Caderno de Conflitos no Campo 2022, organizado e publicado pela Comissão Pastoral da Terra, apontam que, naquele ano, foram registrados 2.018 conflitos, envolvendo 909.450 pessoas. Dessas, 47 pessoas foram assassinadas, um aumento de 30,56% em relação a 2021; 123 pessoas sofreram tentativas de assassinatos e 206 ameaças de morte (crescimento de 43,05%).

"Entendemos que a violência contra os povos do campo é de inteira responsabilidade do Estado brasileiro, que deve garantir os direitos fundamentais da população, além de assegurar o acesso às políticas públicas necessárias para a manutenção da vida com dignidade, em seus diferentes modos de vida", afirmou.

Foram convidados, entre outros, representantes das seguintes organizações:
- Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Ana Lúcia Rocha Souza;
- Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Dinaman Tuxá; e
- Campanha contra a Violência no Campo, Dom Ionilton.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram