Rolim de Moura,

Destino de resíduos da produção de proteína animal é tema de debate na Câmara nesta segunda
Foram convidados para a audiência representantes de organizações ligadas ao meio ambiente e à pecuária

Por Redação
Publicado 04/09/2023
A A

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute, nesta segunda-feira (4), a reciclagem de resíduos da produção de proteína animal.

O deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), que pediu a realização do debate, explica que, no processamento de alimentos de origem animal, sempre sobra uma fração de resíduos de matéria orgânica "facilmente putrescível, propícia para o desenvolvimento de micro-organismos e com elevado potencial de atração de animais como insetos, roedores e aves".

O problema da destinação desses resíduos, segundo o deputado, recebe pouca atenção por parte das entidades de regulamentação sanitária e de meio ambiente. "Muito se publica a respeito da qualidade e preparação de alimentos e seus aspectos gastronômicos, econômicos, sociais e culturais, mas quase nada está escrito sobre como tratar e dispor os resíduos inevitáveis do processo, seus perigos e consequências de eventos associados", critica Gomes.

Segundo o deputado, o aproveitamento racional desses subprodutos pode impactar na matriz de custo da carne e na preservação do meio ambiente. "É necessário, pois, converter o máximo de resíduos do abate em subprodutos comercializáveis ou coprodutos, com a finalidade de diminuir o impacto ambiental da indústria da carne e melhorar o rendimento econômico ou, no mínimo, diminuir o custo de gestão dos resíduos".

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto na comissão, entre outros:
- um representante do Ministério do Meio Ambiente;
- o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior;
- o membro do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Pedro Daniel Bittar; e
- o presidente da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), Pedro Daniel Bittar

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram