Rolim de Moura,

Comissão aprova inclusão de representantes do esporte em conselho da criança e do adolescente

Por Redação
Publicado 04/09/2023
A A

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1168/19, que inclui representantes dos órgãos executores das políticas sociais básicas no esporte no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A relatora, deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), recomendou a aprovação, com emenda para ajuste no texto, que altera a Lei 8.242/91. “A proposta corrobora a relevância das atividades esportivas na formação integral das novas gerações, como ferramenta essencial para o desenvolvimento da juventude”, afirmou.

O Conanda é um órgão colegiado permanente instituído por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) . “É fundamental para a formulação e implementação de políticas públicas de promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil”, declarou Andreia Siqueira.

Pela Lei 8.242/91, integram hoje o Conanda representantes do Poder Executivo – assegurada a participação dos órgãos executores de políticas públicas nas áreas de ação social, justiça, educação, saúde, economia, trabalho e previdência social – e de certas entidades não governamentais nacionais. A composição é paritária.

“O esporte deve ter participação assegurada no Conanda, pois acredito em seu poder transformador e julgo ser de fundamental importância a inclusão dele em qualquer discussão que envolva a formulação de políticas públicas para o público infantojuvenil”, disse o ex-deputado Vilson da Fetaemg (MG), autor da proposta.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram