Rolim de Moura,

Áreas desmatadas e queimadas são identificadas em Terra Indígena Zoró após sobrevoo policial.
Ação da Polícia Federal revela crimes ambientais em área protegida. Fiscalizações intensificam para combater delitos.

Publicado 04/09/2023
A A
Foto: PF/Divulgação

Em recente operação, a Polícia Federal identificou claros sinais de degradação ambiental ao sobrevoar a Terra Indígena Zoró, localizada no estado de Rondônia. A ação, nomeada "Operação SOS Zoró", ocorreu no último fim de semana e revelou extensas áreas de desmatamento e queimadas na região protegida.

Os detalhes apurados mostram que, além dos cortes rasos que desnudam a terra, grandes extensões foram devastadas pelo fogo, deixando rastros de destruição e impactando a biodiversidade local.

Esses indícios de atividades criminosas no interior da TI foram respaldados pelas investigações preliminares da PF. Durante a operação, uma equipe composta por 15 policiais especializados em crimes ambientais foi mobilizada para ação e levantamento das áreas afetadas.

A Polícia Federal ressalta a importância de ações frequentes de fiscalização, as quais são vitais para a identificação, prevenção e combate a delitos ambientais, especialmente em áreas protegidas. A detecção dessas atividades ilícitas evidencia a necessidade constante de monitoramento e medidas efetivas de proteção ao patrimônio natural do país.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: PF/Divulgação