Rolim de Moura,

Estudantes que participam do Fera 2023 fazem City Tour em pontos turísticos de Porto Velho

Por Redação
Publicado 14/09/2023
A A

Porto Velho é uma cidade rica em história e cultura. Com intuito de incentivar o turismo de jovens estudantes, a Secretaria de Estado da Educação – Seduc realizou na quarta-feira (13), um city tour para 40 estudantes do interior, que vieram para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes – Fera 2023. O passeio teve duração de duas horas e contou na programação  com um roteiro para dois importantes pontos turísticos da cidade.

Para começar o Tour, os estudantes saíram do Teatro Palácio das Artes nos ônibus escolares da Seduc. A primeira parada foi no Museu Palácio da Memória Rondoniense – Mero, localizado na Rua Dom Pedro II, no centro de Porto Velho. Durante a visita, os estudantes que pertencem à Rede Estadual de Ensino puderam ter acesso à História de todos os governadores do Estado.

O Museu funciona no Palácio Getúlio Vargas, antiga sede administrativa do Governo, onde funcionou até o ano de 2015, quando do surgimento do Palácio Rio Madeira. O prédio ainda abriga um acervo biológico e artístico do Estado. A última parada no roteiro foi na Praça das Três Caixas d’Água, centro histórico de Porto Velho, ocasião em que os estudantes puderam tirar fotos para levar como memória da visita à Capital.

O governador, Marcos Rocha considerou o tour positivo, para que os alunos agreguem conhecimento histórico a respeito da constituição do Estado. “Com o roteiro programado, muitos dos nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer lugares que antes só viam em fotos. Esse tipo de atividade desperta o sentimento de pertencimento à história, por meio  do turismo regional, isso é muito importante”, pontuou.

Para o guia turístico, Izaias Gomes Bezerra, um projeto como esse é importante, porque vai oferecer mais conhecimentos históricos aos visitantes. “Muitos dos estudantes não conheciam e, com a visita, tiveram a oportunidade de apreciar alguns pontos da Capital, a história de Rondônia, onde tudo começou”, destacou.

RECEPCIONADOS POR RITA QUEIROZ

Os estudantes também foram recepcionados pela autora da exposição permanente do Museu, a artista plástica Rita Queiroz. A artista veio de Goiânia para ser homenageada no Fera 2023. Na oportunidade do Tour, em seu acervo “Descamação Celular”, pode contar um pouco de suas obras que exaltam a cultura ribeirinha de Rondônia. Com paixão, que brilhou nos olhos, ela teve contato direto com os estudantes, os quais demonstraram muito interesse nas obras. Inclusive, aproveitou para incentivar os jovens a começarem a praticar arte, dando dicas para anotar ideias quando forem criativos.

A estudante da escola Angelina dos Anjos de Costa Marques, Jhanayra Fernanda contou como foi a experiência. “Estou achando o passeio maravilhoso, pude conhecer pessoalmente a artista plástica Rita Queiroz, o que foi muito legal e aprendi mais sobre história de Rondônia”, ressaltou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram