Rolim de Moura,

Comissão que acompanha delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore faz audiência nesta quarta
O cacique Raoni, que nasceu nessa terra, reivindica a área há 40 anos

Por Redação
Publicado 27/09/2023
A A

A comissão externa que acompanha as ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) na delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore realiza sua primeira audiência pública nesta quarta-feira (27). A reunião será realizada no plenário 13 a partir das 14 horas.

A Terra Indígena Kapôt Nhĩnore abrange 362.243 hectares nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará. A área é sagrada para os Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (como se nomeiam os Kayapó). Ali nasceu o cacique Raoni, liderança que reivindica a área há 40 anos.

A coordenadora da comissão, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), quer discutir os impactos da demarcação para os municípios envolvidos. A intenção é "jogar luz e dar voz àqueles que são parte integrante de todo esse processo".

Debate anterior
No último dia 12, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, detalharam, em debate na Comissão de Agricultura da Câmara, os estudos para delimitação da área.

Ambas asseguraram que serão cumpridas todas as regras previstas no Decreto 1.775/96, que trata do procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram