Rolim de Moura,

Rondônia busca certificação nacional de eliminação da sífilis com ações de prevenção combinada

Publicado 24/10/2023
A A
Foto: Pedro Adilon

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa realizou na segunda-feira (23), em Porto Velho, uma solenidade em alusão à Campanha “Outubro Verde”, com o tema “transmita só amor para seu filho”, mês de combate à sífilis e sífilis congênita.

Na reunião foi apresentado pela gerente técnica de vigilância epidemiológica, Arlete Baldez, o perfil epidemiológico da sífilis, no Estado e as ações da Agência para vigilância, prevenção, controle e tratamento da doença.

O movimento foi criado pela Lei Nacional nº 3.430/2017, instituído no terceiro sábado de outubro de cada ano, pelo Governo do Estado de Rondônia, é tido como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório, a equipe do núcleo de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, além de realizar ações, realiza capacitações aos profissionais de saúde. “Os nossos resultados são muitos bons, inclusive existe a proposta de certificação do Estado, quanto à eliminação para HIV e sífilis. O nosso desafio maior, relacionado a este agravo, é além de tratar a gestante, conseguir tratar também o seu parceiro”, enfatizou.

CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
A sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, por meio das relações sexuais desprotegidas e a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

“O momento é oportuno, recentemente, rebemos a certificação do Ministério da Saúde  – MS de eliminação do vírus HIV e consequentemente, as ações de prevenção que foram desenvolvidas, que ajudam também, na eliminação da sífilis. A estratégia de prevenção combinada disponível nas unidades de saúde, com acompanhamento do profissional de saúde, contribui com a redução dos índices de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis”, explicou Arlete.

Participaram do evento, representantes das três esferas governamentais e do Conselho Estadual de Saúde – CES, órgão de controle social. Este mês a Agevisa fortaleceu o trabalho dos municípios, com ações de testagens, e atividades para promoção, prevenção e vigilância, de importância para a saúde pública.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram