Rolim de Moura,

Sessão celebra 40 anos da Associação Brasileira de Automação

Por Redação
Publicado 30/10/2023
A A

Uma sessão especial no Plenário do Senado celebrou, nesta segunda-feira (30), os 40 anos da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a automação comercial e a adoção do código de barras. A GS1 foi criada em 1983 e tem 58 mil associados.  

Autora do requerimento para a homenagem, a senadora Leila Barros (PDT-DF) destacou que a GS1 estimula a rastreabilidade fiscal de bens comercializados, promovendo maior eficiência na administração pública; a verificação da origem e dos meios usados na produção de alimentos, medicamentos e artigos médicos; a realização de procedimentos para a consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) e o combate à falsificação e ao contrabando de produtos. 

— Os números nos dão muito orgulho e mostram o trabalho de excelência feito pela instituição. Nos últimos 40 anos, a GS1 Brasil vem se tornando referência no que se refere às ações junto à administração pública, trazendo eficiência e modernidade à atuação de nossos gestores — afirmou Leila. 

Presidente do GS1, João Carlos de Oliveira reforçou o compromisso da instituição, hoje com 58 mil associados, de contribuir com o ramo de negócios. 

—  GS1 faz parte de um sistema global que promove padrões que facilitam a comunicação com o mercado, conectando mais de 2 milhões de empresas em 150 países. A cada ano aumenta nossa participação nos fluxos internacionais de trabalho. Temos muitos motivos para comemorar. 

Secretário de Estado do Governo do Distrito Federal e vice-presidente de relações governamentais da GS1 Brasil, José Humberto Pires de Araújo ressaltou o apoio da instituição, que tem 58 mil associados, a projetos que contribuem para a melhora na gestão de processos e o emprego de novas tecnologias em diversos setores da economia. Além de atribuir o código de barras que identifica produtos, a associação fornece às empresas uma rede de sincronização de dados, em âmbito global, para a padronização de processos e a consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores como saúde, economia circular, varejo e comércio eletrônico. 

— Estamos presentes em mais de 150 países, ajudando empresas desde 1973, quando o primeiro código de barras foi usado. A GS1 exerce grande papel no setor produtivo e de consumo. Caminhamos de mãos dadas com o setor comercial, industrial, aperfeiçoando processos, serviços e soluções. É um local de aprendizado e compartilhamento, ambiente que move ideias, conhecimentos e experiências. Seguimos “casados” com a tecnologia e em busca de novos serviços que ajudam a gerar emprego e desenvolvimento para a sociedade, sendo essa a paixão que me move — declarou. 

Parceria
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, afirmou que os 40 anos de atividades do GS1 demostram o bom funcionamento do diálogo de empresas particulares com o setor público. De acordo com ele, o código de barras permite, por exemplo, que a população mapeie produtos, ajudando a reduzir o chamado custo Brasil. 

— É importante ressaltarmos a parceria entre setor público e privado, com vistas à melhoria na entrega [dos serviços], na inovação, na eficiência, transparência e gestão. Tudo isso está envolvido na sessão de hoje, que mostra como esses 40 anos do GS1 foram fundamentais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram