Rolim de Moura,

Comissão discute proteção a crianças que perderam os pais na pandemia

Por Redação
Publicado 18/11/2023
A A

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados discute na quarta-feira (22) a falta de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis em decorrência da pandemia de Covid-19. A reunião será realizada no plenário 9, às 14h30.

O debate é uma iniciativa da deputada Luizianne Lins (PT-CE). Ela lembra que a pandemia vitimou mais de 700 mil pessoas no Brasil, deixando milhares de filhos órfãos. "A ruptura do vínculo com seus cuidadores principais causa um sofrimento profundo, com marcas emocionais duradouras", afirma.

A parlamentar cita estudo feito pela cientista Susan Hills e publicado pela revista The Lancet segundo o qual, entre março de 2020 e abril de 2021, estima-se que 1,5 milhão de crianças e adolescentes tenham perdido pai e/ou mãe em todo o mundo. No Brasil, nesse mesmo período, o levantamento projetou 113 mil órfãos.

Para Luizianne, é essencial que a sociedade se mobilize para pressionar a criação de políticas direcionadas aos órfãos da pandemia. "Essas ações governamentais devem garantir não apenas apoio material, mas também suporte emocional e psicológico, visando à reintegração desses jovens e seu pleno desenvolvimento como cidadãos", aponta.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram