Rolim de Moura,

CDR debaterá gestão de recursos dos fundos constitucionais por bancos

Por Redação
Publicado 21/11/2023
A A

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) promoverá audiência pública para discutir o PL 5.187/2019, que autoriza a gestão de parte dos recursos dos fundos constitucionais por instituição financeira que não seja a administradora original. O objetivo do debate é ouvir governo e bancos públicos sobre o tema. O requerimento para a audiência foi aprovado nesta terça-feira (21), mas a data ainda não foi definida. A iniciativa foi do senador Jaques Wagner (PT-BA), subscrita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Relatado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), a proposta tem intenção de incentivar a melhor utilização dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Para Wagner, no entanto, ao impor o repasse mínimo de 40% a outros bancos, sem condicionantes objetivas e sem verificação de demanda por parte dessas instituições financeiras federais, o texto pode prejudicar a política pública de fomento a essas regiões e propiciar má alocação de recursos.

Para o debate, serão convidados representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Fazenda e dos Bancos do Brasil, da Amazônia e do Nordeste. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram