Rolim de Moura,

CDR aprova criação de Zona de Processamento de Exportação em Macapá

Por Redação
Publicado 21/11/2023
A A

A criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Região Metropolitana de Macapá (RMM) foi aprovada nesta terça-feira (21) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). O PL 2.913/2023, do senador Lucas Barreto (PSD-AP), recebeu relatório favorável pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto tem como justificativa, segundo o autor, a conexão entre a navegação regional realizada pelos rios Amazonas, Tapajós e Madeira e a navegação de longo curso no Oceano Atlântico e, pelo Canal do Panamá, no Oceano Pacífico. Isso tem despertado o interesse de investidores nacionais em otimizar a logística de transporte empregada, uma vez que as balsas que trazem grãos para exportação retornam quase sempre vazias.

Além disso, Lucas Barreto destaca que o sistema portuário da RMM conta com ampla oferta de energia elétrica. Destacam-se, também, as potencialidades econômicas do Amapá, que envolvem o abastecimento da Amazônia e do Centro-Oeste com importantes insumos agrícolas.

Em seu relatório, Randolfe ressaltou que a criação de uma ZPE na Região Metropolitana de Macapá poderá gerar uma série de benefícios para a região também quanto à possibilidade de exportação de outros produtos e ao aumento do desenvolvimento regional do estado, que ainda apresenta uma renda per capita de apenas 60% da média nacional.

O relator fez emendas de redação ao projeto como retirar a menção a “outras providências” existente no texto, uma vez que o foco da proposição é apenas a criação da ZPE.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram