Rolim de Moura,

Porto de Porto Velho abre edital para doação de estudos técnicos

Por Redação
Publicado 04/12/2023
A A
Foto: Assessoria

A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph, empresa que administra o Porto de Porto de Velho, publicou o edital de aviso público de áreas arrendáveis e chamamento de interessados para a utilização da infraestrutura do Porto e doação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA.

Os estudos técnicos servirão para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos em nove áreas públicas operacionais disponíveis no Porto de Porto Velho, conforme Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ). Deverão ser elaborados levantamentos voltados à demanda de instalações para movimentação de diversos tipos de cargas como granel sólido, granel líquido e gasoso, carga geral e contêiner.

Os interessados deverão apresentar requerimento de manifestação de interesse para o e-mail gabportopv@gmail.com. A documentação completa e descrição de todo o processo está disponível no Edital nº 001/2023, publicado no site do Porto de Porto Velho [https://rondonia.ro.gov.br/soph/], na aba “Oportunidades de Negócios”. Clique aqui para acessar a página.

Após o recebimento da manifestação do interessado, será publicado em até dez dias, no site institucional do Porto, o resultado da habilitação e qualificação, ou não, no Edital. As autorizadas terão o prazo de 120 dias, contados da publicação da autorização no site da Soph para apresentar os estudos à Autoridade Portuária.

Segundo o coordenador de gestão portuária, Luiz Gustavo Braga, o Porto espera que o chamamento público atraia não só novos parceiros comerciais, como também fortaleça os modelos de negócio já instalados na zona portuária. “Com mais movimentações sendo efetuadas pelo terminal portuário, o Porto pode mostrar seu potencial e capacidade de eficiência operacional em relação a outros terminais da região e no cenário nacional”, destaca.

A destinação de novas áreas atende à necessidade de expansão do Porto de Porto velho e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento da empresa de garantir o desenvolvimento sustentável portuário, proposta que também está alinhada ao Plano Mestre.

O chamamento público marca um avanço na trajetória de expansão estratégica do terminal portuário. Destaca-se a chance de estabelecimento em uma localidade estrategicamente posicionada, o que confere uma vantagem expressiva, já que o Porto está firmado como um eixo logístico relevante na região.

“O progresso econômico notável de Rondônia está alinhado a esse contexto, e estamos plenamente engajados nesse processo de desenvolvimento acelerado”. Essa é a visão compartilhada por Fernando Parente, diretor-presidente da Soph, ao enfatizar a importância desse chamamento público como catalisador desse crescimento regional promissor.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que ao abrir oportunidades para investidores e empresas, “estamos impulsionando todo o potencial logístico do Estado. A participação ativa neste processo, consolida nosso compromisso com o crescimento sustentável de Rondônia no cenário nacional”, salientou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria