Rolim de Moura,

Testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C podem ser realizados na Policlínica Oswaldo Cruz

Por Redação
Publicado 28/12/2023
A A

O mês de dezembro é instituído como mês vermelho, em alusão à campanha de mobilização e luta contra o vírus HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza testagem rápida para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que desejam um diagnóstico e tratamento precoces. 

Para realizar as testagens rápidas, não é necessário ter encaminhamento ou estar cadastrado na regulação, basta se dirigir até a unidade da POC, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3.862, bairro Industrial, em Porto Velho. Os atendimentos podem ser realizados de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 7h30 às 18h. A unidade também disponibiliza autotestes para os usuários SUS que desejarem realizar a testagem onde e quando quiserem.

DEZEMBRO VERMELHO 

A campanha enfatiza a importância de práticas sexuais seguras, o uso de preservativos e a redução de comportamentos de risco. Essas mensagens visam prevenir a transmissão do HIV e outras IST.

De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estar indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações de desenvolvimento da Saúde, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratamento dos pacientes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram