Rolim de Moura,

Fórum promove discussão sobre novas orientações para o tratamento da hanseníase na Capital

Publicado 31/01/2024
A A
Foto: Pedro Adilon

O Fórum sobre Hanseníase e Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), encerra nesta quarta-feira, em Porto Velho; com apresentação de  estratégias mais adequadas para o enfrentamento da doença.

O evento teve início na terça-feira (30) e reúne pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais, com destaque para a presença da médica e pesquisadora Paula Frassinetti Bessa Rebello, da Fundação Alfredo da Mata/AM, proporcionando um espaço oportuno para a troca de conhecimentos e experiências sobre o tema.

O governador Marcos Rocha expressou quanto às ações contínuas do Governo de Rondônia em enfrentar os desafios associados à doença, e enfatizou a importância dos comprometimento dos profissionais envolvidos, pois desempenham um papel crucial na construção de estratégias abrangentes, nos cuidados psicossocial e na promoção da saúde pública.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Nestes dois dias, o Fórum tem abordado uma variedade de tópicos relacionados à hanseníase, desde a evolução clínica até fatores sociais e psicossociais que afetam os pacientes. Especialistas debateram acerca da importância do diagnóstico precoce, enfatizando a necessidade de campanhas educativas para que haja mais conscientização entre as pessoas.

PROFISSIONAIS 

O evento conta com a participação ativa de profissionais de todo o Estado, incluindo relatos de pacientes que compartilharam suas experiências e desafios enfrentados ao lidar com a hanseníase. Isso proporciona uma perspectiva valiosa aos profissionais de saúde e pesquisadores presentes, incentivando uma abordagem mais integrada e centrada no paciente.

Um dos destaques do debate é o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a hanseníase. A Agevisa, em colaboração com especialistas, está comprometida em atualizar o protocolo, incorporando as mais recentes evidências científicas para garantir práticas de tratamento eficazes e humanizadas.

A gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, Maria Arlete Baldez salientou que, “essa iniciativa visa não apenas melhorar os resultados clínicos, como também promover uma abordagem mais compassiva aos pacientes”.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima expressou gratidão a todos os participantes. “Este Fórum destaca os trabalhos, ações do Governo do Estado aos avanços na área da saúde, evidencia, ainda, a importância da colaboração e integração entre os profissionais, pesquisadores e comunidade para melhorar a abordagem global da doença. Através de iniciativas como esta, apresentamos a promoção da saúde e o enfrentamento à hanseníase’’, enfatizou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Pedro Adilon