Rolim de Moura,

Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Por Redação
Publicado 27/03/2024
A A
Foto: Assessoria

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen/RO), localizado em Porto Velho, é um centro de referência para diagnósticos laboratoriais de média e alta complexidade, atendendo, tanto os serviços de saúde pública quanto privados em todo o Estado. Suas análises vão além das amostras humanas, alcançando avaliação de água, alimentos e investigação de doenças em animais.

Para o Governo do Estado, a Unidade funciona como vanguarda da saúde pública rondoniense e desempenha um papel vital na proteção da população. Por atuar em rede, a unidade desempenha um importante papel quanto à detecção precoce e na resposta a uma ampla gama de doenças, desde condições individuais até epidemias e pandemias.

O Lacen/RO está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (RNLSP) e ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), sendo supervisionado pelo Ministério da Saúde (MS). 

EXAMES COMPLEXOS 

A diretora-geral do Lacen/RO, Ciciléa Corrêa explicou que, enquanto os laboratórios convencionais se concentram em exames de baixa e média complexidade, o Lacen/RO vai além, “somos responsáveis pela confirmação de diagnósticos mais complexos, como HIV, hepatites, tuberculose e doença de Chagas. Realizamos análises de resistência a antibióticos e monitoramento de variantes virais. Também atuamos no apoio ao tratamento de pacientes transplantados e na identificação de ameaças emergentes à saúde pública”, enfatizou.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia/RO opera em rede, colaborando com outros centros laboratoriais em todo o Brasil. Quando necessário, recorre a instituições como Instituto Adolfo Lutz, Instituto Pasteur e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para garantir diagnósticos precisos e abrangentes.

SERVIÇOS

Além da saúde humana, os serviços se estendem à vigilância sanitária, ambiental e zoonoses. O laboratório analisa a qualidade da água e dos alimentos, além de desempenhar um papel crucial na prevenção e no controle de doenças transmitidas por animais como dengue, raiva, malária e febre amarela.

COMO ACESSAR 

Todo cidadão atendido nos hospitais, unidades básicas de saúde e serviços de saúde municipais, pode se beneficiar dos recursos e diagnósticos oferecidos pelo laboratório, de forma indireta, pois embora o Lacen/RO não atenda pacientes diretamente, seus serviços estão disponíveis através da rede em todo o Estado. 

O laboratório possui duas unidades; uma em Porto Velho e outra no município de Guajará-Mirim com a denominação de Laboratório da Fronteira (Lafron).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria