Rolim de Moura,

MP sublinha direito de crianças e adolescentes em conflito com a lei à educação em inauguração de sala de informática do CREAS

Por Redação
Publicado 28/03/2024
Atualizado 28/03/2024
A A

O Ministério Público de Rondônia participou na última terça-feira (26/3) do ato de inauguração da sala de informática, que integrará o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, em Porto Velho. Na ocasião, a instituição sublinhou o direito de crianças e adolescentes em conflito com a lei à educação plena, para o desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e qualificação ao trabalho.

O serviço ofertará computadores e monitoria ao público atendido e funcionará no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Geraldo Ferreira, nº 2176, no bairro Agenor de Carvalho, na capital.

O evento de abertura do espaço teve a presença da Promotora de Justiça Daniella Beatriz Gohl, que, ao fazer menção ao artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), afirmou que a garantia à educação prevista na norma, não excetua ou restringe aqueles que estejam em conflito com a lei.

“Os adolescentes que, por algum motivo, tenham praticado um ato infracional análogo a qualquer crime fazem jus a essa educação plena, pois também estão em desenvolvimento de sua formação e personalidade”, disse.

A integrante do MPRO destacou que o serviço inaugurado nesta terça dá cumprimento ao ECA, sendo um auxílio importante para a socioeducação dos adolescentes, contribuindo para a reinserção dos juvenis à sociedade.

Ainda na cerimônia, a Promotora de Justiça fez agradecimentos à Gerência do CREAS, pela formulação do projeto; à Vara de Infância e Juventude, pela captação de meios financeiros, e à Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPEMA), por ter disponibilizado os recursos para a estruturação e instalação do serviço.

Esteve presente ao ato o Secretário Municipal de Assistência Social (Semasf), Claudinaldo Leão da Rocha, integrantes do Executivo Municipal e também do Poder Judiciário.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO