Rolim de Moura,

Comissão debate regulamentação das film commissions
Essas organizações se dedicam a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais

Por Redação
Publicado 17/04/2024
A A

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (17) a regulamentação das film commissions. Essas organizações se dedicam a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais.

Em São Paulo, há uma film commission em funcionamento desde 2016. Ela foi criada para centralizar e operacionalizar os pedidos de filmagem na cidade paulista.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) afirma que as film commissions fazem parte de uma política pública de estímulo ao mercado audiovisual de forte impacto multisetorial, proporcionando desenvolvimento econômico e promovendo o turismo nacional.

Segundo o parlamentar, essas instituições atuam como pontes entre a indústria audiovisual e os destinos turísticos. "Elas são responsáveis por atrair produções de filmes, séries e outros conteúdos audiovisuais para locais específicos, o que pode gerar um aumento significativo no interesse turístico dessas áreas", explica.

Marco legal
Figueiredo quer discutir a construção de um marco legal para estabelecer critérios, competências e responsabilidades das film commissions em nível federal, estadual e municipal.

Figueiredo ressalta ainda a importância de se criar um órgão para coordenar e integrar as film commissions existentes no Brasil.

A audiência será realizada às 15 horas, no plenário 5.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram