Rolim de Moura,

Presídio com capacidade para 603 presos é inaugurado em Porto Velho
Unidade foi entregue pelo governador Marcos Rocha, em Porto Velho.

Por G1/RO
Publicado 15/06/2019
Atualizado 15/06/2019
A A
Foto: Governo de Rondônia/Divulgação

O Governo de Rondônia inaugurou em Porto Velho, na sexta-feira (14), o presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso. A unidade tem capacidade para 603 presos e foi erguida em uma área de 5,8 mil metros quadrados.

Ao todo, são 48 celas para receber mais de 600 detentos. Seis delas são celas individuais e seis para pessoas com deficiência.

O novo presídio tem câmeras de monitoramento e controle aéreo, além de quatro salas de aula, biblioteca, sala de informática, ala para dependentes químicos, parlatório, espaço para visita das famílias, consultório odontológico, consultório médico e enfermaria.

Segundo a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus), o presídio foi construído com recursos do Ministério da Justiça com contrapartida do estado.

A inauguração contou com a presença do governador, coronel Marcos Rocha (PSL), e demais autoridades e servidores públicos.

Na solenidade ainda foram entregues as armas e outros equipamentos utilizados pelo Gape, o grupo de agentes penitenciários especiais.

Nome do presídio
O presídio recebeu o nome de Jorge Thiago Aguiar afonso, uma homenagem ao agente penitenciário que cometeu suicídio há poucos meses, em Porto Velho. Os pais de Jorge, familiares e amigos marcaram presença.

Segundo a Sejus, Jorge Thiago ingressou no sistema penitenciário em abril de 2012, e passou por várias unidades prisionais. O jovem chegou a conter rebeliões de presos e neste ano tinha se tornado chefe do Controle Interno da Sejus.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO