Rolim de Moura,

Atividades do Núcleo de Operações Aéreas são reativadas em Rondônia
Aeronave não estava sendo utilizada no apoio à operações policiais há cerca de seis meses.

Publicado 08/08/2019
A A
Foto: Frank Néry/Governo de RO/Divulgação

Após seis meses de inatividade, o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) foi reativado durante cerimônia realizada em um hangar na Zona Leste de Porto Velho nesta quarta-feira (7). Com o investimento de pouco mais de R$ 1,3 milhão, o NOA volta a contar com a aeronave Falcão 02.

O helicóptero vai prestar apoio a ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros, e teve locação garantida até o final de 2019. O primeiro voo foi realizado na manhã desta quinta.

Segundo o secretário de segurança José Hélio Pachá, a aeronave dá mais condições de cobertura a ações de repressão a assaltos, roubos de pessoas e veículos, recaptura de foragidos e reintegração de posse.

"O Falcão 02 atuava ano passado e nos últimos seis meses estava parado. Ele aumenta a segurança das ações de reintegração de posse, por exemplo, onde o clima pode ficar tenso e pode haver conflito. No passado já foi comprovado que esse apoio aéreo é significante para evitar que o confronto acontecesse" explica o secretário.

O delegado da Polícia Civil e piloto do helicóptero, Evanilson Calixto Ferreira, conta que o helicóptero pode ser utilizado no apoio a ações da polícia e bombeiros em todo o estado.

"Com essa aeronave a nossa segurança pública se eleva ainda mais. Nós só temos essa unidade em Porto Velho, mas ela vai atuar em todo o estado", diz o piloto.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram