Rolim de Moura,

Fabricantes de cerol podem ser multados UPF´s em caso de prisão em flagrante
Menores presos utilizando cerol em linhas chilenas serão apreendidos e seus pais responsabilizados.

Publicado 03/01/2020
Atualizado 03/01/2020
A A
Foto: Divulgação

Mais de 15 anos depois de ser aprovada,  a Lei nº 1.391, de 15 de setembro de 2004, que “Proíbe a comercialização e o uso de cerol no Estado de Rondônia” foi finalmente regulamentada. No último dia 30 de dezembro, foi publicado o Decreto nº 24.643/2019, regulamentando o dispositivo, estabelecendo regras rígidas contra quem fabrica, comercializa e utiliza essa substância em lazer de férias.

Pelo Decreto considera-se cerol a substância, de origem nacional ou importada, constituída de vidro moído e cola, bem como da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio, denominada “linha chilena”, ou de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipa, que possua a capacidade de transformar a linha de pipa ou papagaio em elemento danoso.

Segundo o Decreto, a multa é de vinte UPF – Unidade Padrão Fiscal – para quem fabrica, 15 UPF para quem estoca ou comercializa de 10 UPF´s para quem a utiliza. O parágrafo primeiro do Decreto prevê que os menores que estiverem portando linha chilena com cerol serão apreendidos junto com o material e seus pais responsabilizados por infração à Lei. 

Outras previsões da Lei é a interdição do estabelecimento que comercializa o produto em caso de reincidência, além da realização de campanhas educativas pela Secretaria de Estado da Educação, Polícia Militar, Polícia Civil, e PROCON. O dinheiro das multas serão revertidas para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. 

O Decreto chega em boa hora, já que a utilização de cerol em linhas chilenas para empinar pipas (ou papagaios), uma atividade de lazer muito comum em época de férias escolares por adolescentes. O objetivo da lei é diminuir o número de acidentes causados por uso de linha chilena ´envenenada´ por cerol, que causa grande números de vítimas e até fatais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: O Observador