Rolim de Moura,

Sem internações graves, Rondônia tem sete pacientes curados da Covid-19
Com leitos novos e vazios, Rondônia segue sem casos graves de internações

Publicado 06/04/2020
A A
Foto: Ítalo Ricardo

Em meio a tantos bombardeios com notícias preocupantes sobre a pandemia do coronavírus, a esperança se mostra presente diante do cenário de incertezas. Sete pacientes de Rondônia confirmados com a doença são considerados, agora, curados, já que não apresentam mais sintomas e respeitaram a recomendação do isolamento domiciliar por no mínimo 14 dias.

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante coletiva de imprensa na segunda-feira (6), representada pelo secretário Fernando Máximo e a assessora técnica e enfermeira Clívia Roberta.

Segundo Clívia, de acordo com o último Boletim do Ministério da Saúde nº 5, todos os pacientes confirmados que respeitaram o isolamento e não apresentam mais sintomas de Covid-19 são considerados curados, bem como pacientes internados que tiveram alta médica. Este último não é o caso de Rondônia. “Todos os nossos pacientes confirmados apresentaram sintomas leves, o que não requer internação. E de acordo com o Ministério da Saúde, não transmitem mais o vírus para os demais”.

Dos sete pacientes curados, cinco são de Porto Velho. Ainda na coletiva, Fernando Máximo tranquilizou a população quanto às ações de prevenção que foram tomadas antes de qualquer confirmação da doença.

“Mesmo sem internações, já disponibilizamos leitos novos e equipados. Temos 19 leitos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), e outros que serão disponibilizados na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI 24H), que funcionará como retaguarda, além de 18 no Hospital Regional de Cacoal (HRC) e estamos preparando mais 200 leitos extras. Esperamos não ter que usar nenhum deles, mas se for necessário estaremos prontos”, assegurou o secretário de Saúde.

PRECONCEITO

Tudo o que é desconhecido contribui para a criação de um pré-conceito, julgamento sem dados ou base de conhecimento. Ao redor do mundo os casos de preconceito contra pacientes infectados, ou até mesmo curados de Covid-19, chamam a atenção. Segundo especialistas o sentimento de medo tem dominado as pessoas.

“O medo faz com que as pessoas distorçam a realidade e passem a visualizar coisas que podem não ser reais. Neste momento é preciso estar alerta, mas também manter a calma, adotando medidas preventivas e orientando os demais sobre como ajudar, ao invés de julgar as vítimas da doença”, ressaltou a psicóloga Anne Cleyanne Alves.

SINTOMAS E CUIDADOS

Ao sentir sintomas como tosse, dificuldade para respirar, escarro, coriza, congestão nasal, dificuldade para deglutir, dor de garganta, entre outros, procure o Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (Cievs) do seu município ou pelo Disk Cievs.  As equipes disponíveis 24 horas por dia darão as orientações sobre os procedimentos a serem tomados.

E para se prevenir da doença, adote medidas de higiene, como lavar as mãos regularmente com água e sabão, além de usar álcool em gel, respeitar a quarentena e evitar ao máximo aglomeração de pessoas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram