Rolim de Moura,

Governo nega prisão para quem violar isolamento restritivo em Porto Velho
Confira na íntegra: 

Publicado 09/06/2020
Atualizado 09/06/2020
A A
Fotos: Frank Néry

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, usou as redes sociais para esclarecer “boatos”, referente a possíveis prisões por descumprimento do decreto estadual.

De acordo com o Coronel, não haverá prisões por descumprimento do decreto estadual que impõe isolamento social restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari (RO) até 14 de junho, houve uma interpretação errada sobre Operação C-19 para fiscalizar o cumprimento do decreto.

Confira na íntegra: 

É falsa a alegação de que haveria prisões pelo descumprimento da normativa de Isolamento Social em Porto Velho e Candeias do Jamari. Esse não foi e não será o procedimento passado para a tropa. NÃO PERMITIREI! Sou contra essas ações no estado de direito que vivemos e mesmo que estejamos em um momento de exceção, entendo que NÃO É ACEITÁVEL! A fala foi equivocada gerando interpretações diversas e já está sendo alardeada por veículos para fortalecer uma narrativa não verdadeira. A normativa visa a maior adesão da população ao distanciamento social. Apenas.

Detalhe: o Isolamento Social Restritivo por 7 dias está apenas em Porto Velho e Candeias do Jamari, que foi direcionado para a FASE 0 do Plano “Todos por Rondônia”, em razão da falta de leitos. A intenção é que a normativa quebre o ciclo de contágios e facilite a aplicação de testes em massa (que virou notícia em todo o país pela grande quantidade de testes e por seguir a entrega dos medicamentos na fase inicial, o Protocolo da Hidroxicloroquina).

— O Estado de Rondônia garantiu o direito de acesso ao Protocolo da Cloroquina/Hidroxicloroquina desde o início. Compramos estoque em março e desde então tem sido o procedimento na REDE ESTADUAL, de nossa responsabilidade. Mas a REDE ESTADUAL é responsável pelo tratamento de casos graves e de alta complexidade. É ORIENTAÇÃO nossa que A REDE MUNICIPAL, responsável pela atenção básica (o tratamento na fase inicial), disponibilize o direito de acesso ao Protocolo da Cloroquina desde o início, pois entendemos que assim o tratamento será adequado. Muitas cidades já estão fazendo. Alguns municípios não quiseram adotar. Outras não têm estoque e estão com dificuldade em comprar. Por isso, realizamos uma grande entrega do ESTOQUE ESTADUAL para TODAS AS CIDADES.

— SOMADO A ISSO, fizemos a testagem em massa pelo Estado, com a entrega dos medicamentos assim que a pessoa testar positivo. Procedimento que será repetido nos próximos dias. Tanto que o drive-thru foi feito no CPA. Também, foi repassado para TODOS os municípios (inclusive Porto Velho) os testes rápidos. Confiamos que os gestores municipais farão a testagem em massa.

— Nos Municípios que tiveram surtos proporcionalmente expressivos, enviamos missões (como Guajará Mirim e São Miguel) específicas. Veja na página da SESAU - Secretaria de Estado da Saúde.

— Em relação às compras do Estado e aplicação dos recursos, estão disponíveis no Portal da Transparência de Rondônia. É importante que todos fiscalizem. Somos funcionários da população e nosso dever, a transparência. Existem pessoas que tentam distorcer isso. É preciso prudência para não serem enganados. Rondônia é líder em transparência na nossa gestão, com reflexo em todo o Brasil. É necessário o acompanhamento de todos, denunciando qualquer erro. Faço questão de verificar e cortar na raiz.

 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram