Rolim de Moura,

4,8 mil testes rápidos para novo coronavírus chegam em Rondônia
Anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (2) pelo governador e o secretário de saúde do estado. Mais 9 mil testes estão previstos para chegar na próxima semana.

Publicado 03/04/2020
A A
Foto: Cássia Firmino/Rede Amazônica

O primeiro lote com 4,8 mil testes rápidos para o coronavírus Sars-CoV-2 chegou na noite desta quinta-feira (2). O anúncio da chegada foi feito pelo governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, e o secretário de estado de Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva de imprensa. No total, são 240 kits iniciais.

Conforme o Estado, outros 9 mil testes estão previstos para chegar na próxima semana, e o governo estima que mais testes cheguem ao longo das outras semanas.

Os testes fazem parte dos 500 mil kits que chegaram no Brasil no dia 30 de março. O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos.

Ainda de acordo com Marcos Rocha e Fernando Máximo, a demora na chegada foi por conta da logística de transporte. Os primeiros testes serão feitos nas pessoas que estão na linha de frente contra o vírus, como os profissionais de saúde, militares e bombeiros.

Novo boletim
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando o total para 10 no estado. A informação consta no boletim divulgado pela Sesau na tarde desta quinta-feira. O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.


Segundo a Sesau, a paciente é uma idosa de 70 anos, moradora de Porto Velho, e está internada em um hospital particular. O estado clínico é estável. Esse é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.

O exame da senhora foi feito em um dos laboratórios particulares autorizados pelo Ministério da Saúde, o Hermes Pardini. Com isso, não há necessidade de contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). A Sesau informou ainda que os familiares da idosa estão sob monitoramento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS).

O boletim ainda cita que há 162 casos aguardando resultado e 493 casos descartados.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1