Rolim de Moura,

Segunda etapa de testagem rápida para Covid-19 inicia com pontos de atendimento definidos por cada município
Em Porto Velho o drive thur aconteceu no dia 06/06 no estacionamento do Palácio Rio Madeira

Publicado 17/06/2020
Atualizado 17/06/2020
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), continua testando a população do Estado para avaliar o cenário epidemiológico de infecções pelo novo coronavírus. Para isso, inicia na quarta-feira (17) a segunda etapa do programa Mapeia Rondônia, que acontece até o dia 23 em todos os 52 municípios de Rondônia.

A realização da testagem é simultânea na população de Rondônia e é exclusiva para pessoas que estejam apresentando síndrome gripal há mais de sete dias. O governo do Estado enviou os testes rápidos a todos os municípios para que traçassem suas estratégias de realização do exame. Os pontos de atendimento são definidos por cada prefeitura.

Na primeira etapa, que aconteceu de 03 a 09 deste mês, foram testadas 21.424 mil pessoas que apresentavam sintomas de síndrome gripal, dos quais, 2.545 foram positivos para o novo coronavírus, ou seja, 11,88% dos testados.

Duas grandes ações foram realizadas nesta etapa, drive thru em Porto Velho e Cacoal. Em Porto Velho o drive thru aconteceu no dia 06, no estacionamento do Palácio Rio Madeira. Foram mais mil testes rápidos realizados. Aqueles que testaram positivo já receberam as orientações pertinentes ao caso e kit de medicamentos no local, devidamente prescritos por um médico de acordo com cada caso e, também, assinatura do termo de concordância para fazer uso da medicação. A ação foi dividida em três etapas: realização do teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame. No último sábado (13), a ação foi realizada em Cacoal, onde mais de 600 testes foram realizados e 23 casos positivos detectados.

Para o secretário da Sesau, Fernando Máximo, a distribuição dos testes rápidos para todos os municípios permite ao governo acompanhar a situação de forma ampla e completa em todo o Estado. “ A entrega dos testes de detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2 nos permite um mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus em Rondônia. Assim, conseguimos direcionar medidas para cada região de forma mais específica, seja de acompanhamento ou de isolamento.”

A Ação conta com o apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e Agencia de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram