Rolim de Moura,

F-1 inicia com Hamilton na frente no 1º treino livre na Áustria
O primeiro treino livre para o GP da Áustria, a Fórmula 1 começou nesta sexta-feira (3)

Publicado 03/07/2020
A A

Com o espanhol Carlos Sainz Jr. entrando na pista do circuito de Spielberg com a sua McLaren logo nos instantes iniciais do primeiro treino livre para o GP da Áustria, a Fórmula 1 começou nesta sexta-feira o seu "novo normal", com adaptações e diversas restrições, para encarar uma "maratona" de oito corridas nos próximos 10 finais de semana. Depois de 90 minutos de atividades, em que as equipes mais se preocupam com o acerto de seus carros, o inglês Lewis Hamilton, com sua Mercedes agora toda preta, foi o melhor.

Depois de quase quatro meses desde o cancelamento do GP da Austrália, prova que abriria a temporada de 2020, a Fórmula 1 começou para valer nesta sexta-feira com a Mercedes mais uma vez na frente. A equipe alemã fez a dobradinha no primeiro treino livre com a liderança de Hamilton, que fez a melhor de suas 42 voltas em 1min04s816, e a segunda colocação do finlandês Valtteri Bottas, com 1min05s172.

Vencedor do GP da Áustria nos dois últimos anos, o holandês Max Verstappen ficou com o terceiro melhor tempo da sessão. Mais preocupado com o desempenho de seu carro para a corrida de domingo, o piloto da Red Bull fazia voltas mais lentas e só no final conseguiu encaixar uma boa, de 1min05s418, para ficar atrás apenas das duas Mercedes.

Outro destaque do primeiro treino livre foi o bom desempenho de Carlos Sainz Jr., o quarto colocado com 1min05s431, e o do mexicano Sergio Perez, em quinto com 1min05s512 em sua Racing Point. Outro piloto da McLaren, o britânico Lando Norris ficou em sexto lugar, seguido pelo tailandês Alexander Albon, da Red Bull, do australiano Daniel Ricciardo, que chegou a liderar a sessão com sus Renault, e do dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas.

Quem não teve um bom início na Áustria foi a Ferrari. O monegasco Charles Leclerc terminou o primeiro livre na 10.ª colocação com o tempo muito perto de 1min06s (1min05s924), duas posições à frente do alemão Sebastian Vettel (1min06s077).

Em razão da pandemia do novo coronavírus, equipes e pilotos iniciaram a temporada enfrentando obstáculos em suas funções, mais limitadas e cheias de cuidados sanitários. Como acontece em outras modalidades esportivas, o uso de máscaras e de álcool em gel é uma obrigação constante.

Pelos novos protocolos da competição, não há visitantes nem patrocinadores circulando pelo paddock. Cada equipe teve que fazer cortes para reduzir o número de pessoas nos boxes e nas áreas de hospitalidade, com limite de 80 por time. A presença de jornalistas também foi minimizada. Os poucos presentes não estão tendo acesso ao paddock ou ao pit Lane.

O segundo treino livre será disputado a partir das 10 horas (de Brasília) desta sexta-feira, mesmo horário da sessão de classificação no sábado. A largada do GP da Áustria está agendada para as 10h10 de domingo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram