Rolim de Moura,

Mais de 2,5 mil balanças foram verificadas pelo Ipem para garantir exatidão da pesagem de produtos em Rondônia
Selo é emitido com etiqueta de verificação ao ano subsequente.

Publicado 27/10/2020
Atualizado 27/10/2020
A A

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia segue mantendo a rotina de fiscalização periódica em balanças comerciais no Estado de Rondônia. Até o momento, 2.542 balanças em todo o Estado foram verificadas. A ação visa garantir ao consumidor a exatidão na pesagem do produto vendido.

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Igor Argento, o trabalho é minucioso para que o consumidor não seja lesado no ato da compra e pague pelo valor real ao verificado na pesagem. “O selo é emitido com etiqueta de verificação ao ano subsequente”, destacou Igor.

Caso a balança seja reprovada, o empresário é aconselhado pelo Ipem a realizar a manutenção do aparelho. “Ele (empresário) é reprovado, é colocada uma marca de selagem vermelha e tem o prazo de dez dias para fazer o reparo e se adequar à legislação”, pontuou Igor.

Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, a ação também é uma garantia ao comerciante de que seu instrumento de trabalho está dentro dos padrões. “Dessa forma, ele não corre o risco de perdas por erro de medição do peso no momento da venda”, frisou Aziz.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou ainda pelos telefones (69) 98479-9055 e/ou 0800 647 2777.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram