Rolim de Moura,

‘Gestão compartilhada do atendimento e registro de ocorrências sanitárias no e-Sisbravet’

Publicado 17/11/2020
A A

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Coordenação de Epidemiologia e Vigilância Veterinária, subordinada a Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDSA) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), promoveu no último dia 12 de novembro, uma reunião sobre a gestão compartilhada do atendimento e registro de ocorrências sanitárias no e-Sisbravet.
A reunião online contou com a participação de supervisores regionais, coordenadores de programas sanitários e teve como objetivo, demostrar, de forma geral, o sistema e-Sisbravet para orientá-los quanto ao uso para a gestão de dados e quanto a padronização dos procedimentos de gestão no atendimento de notificações de ocorrências. Além disso, durante a reunião, foi destacada a importância do produtor rural notificar suspeitas de doenças em sua propriedade, para isso, a Agência Idaron disponibiliza além dos canais já existentes, um canal online, por meio do site www.idaron.ro.gov.br.

A coordenadora estadual de Epidemiologia e Vigilância Veterinária da Idaron, Emanuela Panizi Souza, explica que “a participação conjunta de supervisores regionais e coordenadores de programas sanitários possibilitou a padronização de procedimentos, além de reforçar a importância de seus papéis como líderes nesse processo de gestão compartilhada. Adicionalmente, os supervisores regionais serão multiplicadores dessas informações junto a chefias das unidades locais”.

Com essa ação, todos os agentes da área técnica da Idaron estarão cientes de suas responsabilidades relacionadas ao novo sistema. Esse processo, iniciou-se no final de 2019, quando a equipe de epidemiologia da agência foi capacitada pelo Mapa para ser multiplicadora do uso do e-Sisbravet. Desde fevereiro de 2020, 79 médicos veterinários foram capacitados para o uso do sistema.

“Os médicos veterinários locais, por sua vez, têm apresentado o sistema aos servidores das unidades locais, capacitando-os para o registro de notificações no e-Sisbravet. Com todas essas ações, a Idaron reforçou seu compromisso com a prática da vigilância e emergência veterinárias, de forma a atender parâmetros nacionais e internacionais, diante dos desafios sanitários interpostos”, conclui Emanuela Panizi.

SISBRAVET

O Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinárias (SISBRAVET), entrou em atividade em janeiro de 2020. Representa um conjunto de recursos organizados e integrados (estrutura, pessoal, normas, procedimentos, processos, tecnologias) direcionado ao planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoossanitárias de interesse pecuário nacional.

É a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância em saúde animal em todo território brasileiro, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações imediatas de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Também possibilita às autoridades veterinárias oficiais coordenarem e monitorarem a evolução do processo de investigação em tempo real, até a confirmação ou exclusão das doenças de forma compartilhada em todos os níveis.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa