Rolim de Moura,

Governo libera parcialmente aulas presenciais para municípios que estão na Fase 3 em Rondônia
Retorno está autorizado para instituições privadas. As atividades presenciais da rede estadual permanecem suspensas. Novo decreto começa a valer neste sábado (28).

Publicado 29/11/2020
A A

O Governo de Rondônia liberou a retomada das aulas presenciais em instituições de ensino privadas de educação infantil, fundamental, médio e superior, que estejam em cidades enquadradas a partir da Fase 3. Antes só poderiam retornar aquelas que estavam na Fase 4. A decisão foi publicada no Diário Oficial e entra em vigor neste sábado (28).

De acordo com o texto, as atividades presenciais na rede estadual permanecem suspensas. Quanto aos ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar, esses serão estabelecidos pelos órgãos competentes, após o retorno das aulas presenciais.

É facultativo para as instituições de ensino públicas municipais o retorno às aulas, de acordo com o plano de retomada que cada cidade.

Entre as obrigações para retomada, na rede privada, estão que ela seja feita de forma gradual. As escolas e faculdades podem ter até 50% de suas taxas de ocupação e precisam oferecer distanciamento mínimo de 120 cm entre as carteiras.

O documento informa que os responsáveis e alunos, podem decidir se voltarão, ou não, ao ensino presencial. Para os que decidirem continuar com aulas remotas, o decreto diz que cabe as instituições ofertarem meios para essas aulas.

Em resumo
Rede pública estadual: Aulas permanecem suspensas
Rede pública municipal: Deve seguir decisão das prefeituras
Rede privada: Podem retornar em cidades que estejam a partir da Fase 3
Debate sobre o retorno em escolas estaduais
Um relatório divulgado no início deste mês pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apontou que 83,1% dos participantes de audiência pública não concordam com o retorno das aulas presenciais na rede estadual em 2020. A audiência virtual aconteceu no dia 27 de outubro.

Dos 8.516 participantes que responderam o formulário eletrônico, 7.078 não concordaram com o retorno este ano, enquanto que 1.438 sinalizaram ser favoráveis.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa