Rolim de Moura,

Medidas inovadoras e ferramentas tecnológicas foram adotadas para atender usuários do Detran durante pandemia
Detran Rondônia foi o primeiro do Brasil a criar a plataforma e disponibilizar o acesso a todos os Centros de Formação de Condutores, e o primeiro órgão do Estado a criar Carta de Serviços On-line

Publicado 04/12/2020
Atualizado 04/12/2020
A A

Com o advento da pandemia da Covid-19 que obrigou o isolamento social para evitar a propagação da doença, o Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia teve que adotar medidas inovadoras com a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitassem com que o órgão continuasse atendendo o cidadão de forma eficiente e com toda a segurança que o momento exige.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga explica que em março do corrente ano, quando o Governo do Estado publicou o Decreto de Calamidade Pública, proibindo aglomerações, como forma de conter o coronavírus, os órgãos públicos bem como o comércio da iniciativa privada tiveram que se reinventarem para continuarem trabalhando.

Foi determinado que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Detran Rondônia começassem a desenvolver ferramentas tecnológicas que pudessem atender o usuário de forma on-line, quando foi desenvolvida a plataforma educacional, foi colocada à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para que pudessem oferecer aos clientes aulas teóricas on-line, conforme as disposições da Resolução n. 783 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Detran Rondônia foi o primeiro do Brasil a criar a plataforma e disponibilizar o acesso a todos os CFCs”, afirmou o coronel Gonzaga.

O Departamento de Trânsito também foi o primeiro órgão público estadual a criar a Carta de Serviços On-line https://www.detran.ro.gov.br/2020/02/detran-rondonia-disponibiliza-carta-de-servicos-ao-cidadao/ um mecanismo que oferece aos usuários os principais serviços prestados à sociedade e atende a Lei de Acesso a Informação (LAI) n. 12.527/2011.

Com a Carta de Serviços On-line, o cidadão vai ter acesso sobre os serviços oferecidos e quais os procedimentos a ser adotado para o atendimento, “boa parte dos serviços podem ser feitos pela internet, com toda segurança e evitando aglomerações”, afirmou o diretor-geral.

CENTRAL DE SERVIÇOS

Desde que começou a pandemia no Estado, o Detran Rondônia desenvolveu muitas ferramentas tecnológicas para continuar atendendo o cidadão e ao mesmo tempo respeitando o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Na centralservicos.detran.ro.gov.br/ tem o sistema que permite aos proprietário de veículos automotores  acesso à várias informações sobre o seu veículo e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusive permitindo baixar e imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e), tanto pessoa física quanto jurídica de casa, sem precisar ir até uma unidade do Detran.

“O layout do documento eletrônico (CRLV-e), adotado em 2020, permite a impressão “caseira”, que tem validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital”, destacou o coronel Gonzaga.

Outro serviço tecnológico importante de atendimento ao cidadão desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran foi o Sistema de Agendamento, permitindo que qualquer usuário agende de forma eletrônica o atendimento no setor de Habilitação do órgão.

Vale ressaltar que o Detran Rondônia tem buscado soluções tecnológicas para que o usuário consiga resolver as demandas 100% de forma on-line e quando isso não for possível, diminuir o tempo de permanência na unidade, tendo em vista que boa parte do serviço já foi feita pela internet e o atendimento presencial com horário agendado.

O Detran Rondônia está presente em todos os municípios e em vários distritos e localidades com 72 unidades no Estado. “Atendendo a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, temos trabalhado para oferecer o melhor atendimento possível ao cidadão o que incluí políticas públicas voltadas à educação e redução de acidentes de trânsito”, ressaltou Neil Gonzaga.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram