Rolim de Moura,

PIMENTEIRAS: distrito de Laranjeiras recebe sistema de tratamento de água para atender ribeirinhos
Prefeito e secretário comentam ações para beneficiar moradores

Publicado 09/11/2019
A A
Foto: Assessoria

A prefeitura de Pimenteiras do Oeste implantou, no distrito de Laranjeiras, o sistema de tratamento de água através do programa “Salta-Z”, junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo o prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT), o sistema foi criado para atender pequenas comunidades, principalmente as ribeirinhas.

O “Salta-Z” consiste em uma pequena estação de tratamento, no qual a água captada no rio é tratada tornando-a potável livre de impurezas. Com isso evita que os moradores contraiam doenças de veiculação hídrica, muito comum na Amazônia.

O mandatário municipal ressaltou que o objetivo da tecnologia é o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, por meio de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção em água do Rio ou superfícies subterrânea.

“O projeto Salta-Z, visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio do fornecimento de água tratada através da Solução Alternativa Simplificada Coletiva de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta- Z)”, informa.

“A Secretaria de Saúde, através da vigilância sanitária, participa ativamente monitorando, através de visitas, a saúde das famílias nas comunidades, bem como também tem trabalhado na prevenção de doenças relacionadas a veiculação hídrica, levando relevantes informações sobre os objetivos desse projeto”, observa o titular da Semusa, Moises Herrera.

Secretário acompnhou ações / Foto: Assessoria

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa