Rolim de Moura,

Projeto Líder mapeia potencialidades socioeconômicas do Cone Sul
O trabalho visa compor o plano estratégico de desenvolvimento socioeconômico dos sete municípios da região

Publicado 10/12/2019
Atualizado 10/12/2019
A A
Foto: Divulgação

O Sebrae realizou nos dias 2 e 3 dezembro o 4º Encontro do Projeto Líder Cone Sul, com participantes dos sete municípios da região sul de Rondônia. No encontro realizado mais uma vez no Centro de Treinamento e Cultural Sicoob/Credisul, os participantes tiveram que mapear as potencialidades socioeconômicas da região.

O levantamento é uma das bases fundamentais para a construção do projeto socioeconômico que será apresentado no último encontro, ao final de oito etapas, previsto para ser realizado em meados de 2020.

O projeto é um processo de construção contínua e tem realizado seus encontros interligados, de acordo com o que explica o facilitador do Sebrae Orestes Pacheco.

A partir do quarto encontro começamos a trabalhar a questão do planejamento. O que essas lideranças que estão reunidas e trabalhando no projeto entendem para o desenvolvimento da região? E para esse entendimento têm que ter embasamento em relação ao território e olhar para as riquezas, quais são os recursos naturais que existem, recursos humanos e materiais. Enfim, o que existe na região”, pontuou Orestes Pacheco.

O auditor do Ministério do Trabalho de Vilhena Renato Coutinho, está no projeto Líder desde o início, e para ele os dados levantados impressionam e mostram as potencialidades da Região, sobretudo, na exportação de produtos agrícolas como a soja, milho e algodão. “O Sebrae tem nos estimulados e, criou esse grupo de trabalho, por isso estamos fazendo um levantamento para mostrar onde Vilhena pode chegar, ou seja, temos grandes potencialidades e a partir daí traçar um futuro melhor para o município”, explicou.

O empresário Paulo Tomazelli, de Cabixi, também destacou o potencial turístico da região que pode ser um fator determinante para o desenvolvimento local. “A nossa região tem um potencial turístico muito grande a ser explorado e desenvolvido, principalmente a região de Cabixi no Vale do Guaporé. O Projeto Líder tem buscado fazer essas pesquisas para que isso possa ser potencializado”, destacou.

É de fundamental importância destacar que apesar de o Projeto Líder Cone Sul ser realizado em oito etapas, os lideres vão receber acompanhamento na implantação e desenvolvimento do projeto socioeconômico.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria/Sebrae

Fonte: Assessoria de Imprensa