Rolim de Moura,

Decreto de fechamento de fronteiras na Bolívia suspende turismo entre Beni e Rondônia
Porto em Guayaramerín, na fronteira com Rondônia, funciona em horário reduzido nesta terça (17) e quarta (18). Após o dia 19, apenas cidadãos bolivianos poderão entrar no país.

Publicado 18/03/2020
A A
Região de fronteira entre Guayaramerín e Guajará-Mirim — Foto: Lena Mendonça/Rede Amazônica

O porto de Guayaramerín, no estado boliviano do Beni, na fronteira com Guajará-Mirim (RO), está funcionando em horário reduzido nesta terça (17) e quarta-feira (18). A partir do dia 19 de março, todas as fronteiras do país vizinho serão fechadas, e com isso, o turismo e tráfego de pessoas entre Rondônia e a Bolívia serão suspensos até o dia 31 do mesmo mês.

A medida foi tomada após decreto da presidente do país, Jeanine Áñez, em decorrência dos casos de COVID-19 na Bolívia. Segundo a decisão, apenas cidadãos bolivianos poderão entrar no país durante o período estipulado.

Após uma reunião com membros do Comitê Cívico e Capitania Boliviana, ficou decidido que até quarta (18) o porto em Guayaramerín fica aberto para travessia das 5h às 16h.

Ainda segundo a decisão, o embarque dos passageiros será rigorosamente cumprida no horário. Caso passageiros não embarquem até o horário estipulado, ficarão retidos em seus respectivos países, e só poderão atravessar no dia seguinte, no horário de abertura.

O Comitê Cívico de Guayaramerín estipulou ainda o porto na Bolívia deve manter uma única embarcação para atender casos excepcionais. Em média, mil passageiros fazem travessia por dia entre as cidades.

Porto Oficial de Guajará-Mirim

A Inspetoria da Receita Federal em Guajará-Mirim informou que, até o momento, nenhum pedido para fechamento do porto no município foi realizado.

Segundo o auditor-fiscal da unidade, Paulo Giron, o porto no Brasil só pode ser fechado mediante decreto presidencial. "Nós não recebemos nenhum documento oficial solicitando que o porto seja fechado, e isso só pode acontecer através do Governo [Federal], com decreto feito pelo presidente do país", destacou.

O auditor acrescentou ainda que, por conta da mudança no horário de travessia estipulada no Porto da Bolívia, o atendimento para exportadores na Receita Federal será feito apenas pela manhã. Já os atendimentos para viajantes permanecem até 19h e os atendimentos para tributação interna até 12h, diariamente.

Atendimento aos imigrantes

A Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim informou que, independente do fechamento do porto no país vizinho, os atendimentos aos imigrantes não serão interrompidos. “Estamos seguindo orientação do Executivo Federal, não é uma ação isolada. Por isso, os atendimentos aqui vão permanecer normalmente”, disse o delegado Luiz Silveira.

A delegacia da PF funciona no prédio da Justiça Federal na Av. Duque de Caxias, 898-1016, bairro Santa Luzia. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, de 06h às 21h; fim de semana e feriados, de 6h às 8h, das 13h às 15h e das 20h às 21h.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO