Rolim de Moura,

Procon Rondônia reforça a ideia de continuidade e preservação dos contratos afetados durante o coronavírus
O esclarecimento do Procon/RO vai ao encontro da continuidade dos contratos e a necessidade de pagamento das parcelas contratadas.

Por Secom
Publicado 11/04/2020
Atualizado 11/04/2020
A A
Fotos: Daiane Mendonça e Devanil Júnior

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) defende o diálogo entre fornecedores e consumidores como forma de viabilizar a realização ou execução de contratos de consumo reforçando a ideia de continuidade e preservação das relações. O esclarecimento refere-se à importância de harmonização das relações que sofreram com a  suspensão das atividades empresariais como medidas de combate à propagação do coronavírus.

Vários setores tiveram suas atividades suspensas por conta do Decreto Governamental como medida de combater o avanço do coronavírus em todo o Estado, fato que gerou condição inédita decorrente de força maior que refletiu por inviabilizar a realização de alguns contratos de consumo.

O esclarecimento do Procon/RO vai ao encontro da continuidade dos contratos e a necessidade de pagamento das parcelas contratadas. Tais situações, tornaram-se os questionamentos mais recorrentes no órgão, ao considerar o temor que o inadimplemento da obrigação possa trazer.

Conforme destacado pelo coordenador Estadual do Procon/RO, Ihgor Jean Rego, de modo geral, todo pagamento deve ser precedido da correspondente contraprestação, condição para realização e extinção das obrigações. Nesse momento de crise, é imprescindível reafirmar a missão institucional do Procon/RO de orientar e recomendar o diálogo entre consumidores e fornecedores, destacando a necessidade do bom senso e serenidade nas decisões.

“Estamos vivendo um momento de grande dificuldade, sendo muito importante a capacidade de diálogo e bom senso no cumprimento dos contratos de consumo”, enfatizou o coordenador do Procon/RO.

Ele enaltece ser desejável que as empresas que prestam produtos e serviços hoje continuem a prestá-los no momento seguinte à crise, sendo relevante o alerta quanto a importância do transporte escolar, da creche, do salão de beleza, da agência de turismo etc., e os problemas decorrentes do encerramento dessas atividades no momento de normalidade.

O Procon/RO compromete-se com o esforço institucional na mediação dos problemas de consumo, primando pela continuidade dos contratos vigentes desde que respeitado o equilíbrio das obrigações.

Em caso de tornando-se impossível a continuidade do contrato, resta a orientação de que seja assegurado aos consumidores a isenção de qualquer penalidade contratual, garantindo o poder de exercer o direito de escolha entre: 1) o reagendamento do serviço contratado; 2) a substituição por outro produto ou serviço equivalente; 3) a utilização de crédito para ser consumido na mesma empresa.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram