Rolim de Moura,

Um mês após 1º caso de Covid-19, Rondônia tem quatro mortes e 160 pacientes em nove cidades
Até a última atualização da Sesau, o estado tinha 160 casos diagnosticados em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alto Paraíso, Buritis, Jaru e Vilhena

Por G1 RO
Publicado 20/04/2020
A A
Foto: Diêgo Holanda/G1

O primeiro caso do novo coronavírus em Rondônia foi registrado pelo Ministério da Saúde no dia 20 de março. Um mês depois, o estado contabiliza 160 casos confirmados em nove cidades e quatro mortes. Os números desta segunda-feira (20) ainda não foram divulgados.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esses 160 pacientes estão distribuídos em nove municípios: 110 em Porto Velho; 30 em Ariquemes; sete em Ji-Paraná, seis em Ouro Preto do Oeste; três em Rolim de Moura; um em Alto Paraíso, um em Buritis; um em Jaru e um em Vilhena.

Destes, quatro morreram, quatro estão internados e 28 já estão recuperados. Mais de 60 casos suspeitos ainda aguardam o resultado dos exames e 1089 foram descartados, após testarem negativo para Covid-19.

Ainda de acordo com a Sesau, até a manhã desta segunda (20) mais de 80 profissionais da saúde que trabalham no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II haviam sido afastados das suas funções por suspeita de contaminação, e 26 testaram positivo para a doença. Não há informações de servidores contaminados em outras unidades de saúde.

Primeiro caso

O primeiro teste positivo para coronavírus foi registrado em Ji-Paraná (RO). A prefeitura informou o caso no dia 19 de março, mas ele só foi reconhecido pela Sesau e pelo Ministério da Saúde no dia seguinte. O paciente, um homem de 29 anos, esteve na cidade a trabalho e, pouco após o diagnóstico, voltou para São Paulo, onde mora. Segundo a prefeitura de Ji-Paraná, ele já está recuperado da doença.

Mortes em Rondônia

Quatro mortes foram registradas:

  • No dia 29 de março foi registrado o óbito de uma senhora de 66 anos que estava internada no Cemetron em Porto Velho.
  • O segundo caso foi o de um taxista de 67 anos encontrado morto em casa no dia 8 de abril.
  • Uma idosa de 63 anos faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel enquanto era transportada de Ji-Paraná para o hospital de Cacoal (RO) na noite do dia 14 de abril.
  • A última foi de um idoso de 76 anos que estava internado na UTI do Cemetron, ele veio a óbito no sábado (18).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO