Rolim de Moura,

Eleitor pode solicitar primeiro título eleitoral ou mudanças pela internet, diz TRE-RO
'Título Net' permite, ainda, alistamento e revisão para regularizar inscrição cancelada. Medida foi estabelecida por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por G1 RO
Publicado 25/04/2020
A A
Foto: TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) adotou um sistema que permite a atualizar a situação eleitoral pela internet. O chamado "Título Net" já está em vigor aos eleitores rondonienses que desejam tirar o primeiro título ou alterar a zona de onde vota (no casos justificados). A medida foi estabelecida por causa da pandemia do novo coronavírus.

A plataforma também permite que o eleitor faça a revisão para regularizar a inscrição cancelada. As solicitações enviadas pela internet serão analisadas pela Justiça Eleitoral.

egundo o TRE-RO, o eleitor primeiro precisa acessar a página do atendimento remoto, depois clicar em eleitor e eleições/atendimento remoto. Mas, antes de qualquer procedimento, o TRE pede que a pessoa cheque se tem algum débito na Justiça Eleitoral ou se a situação está irregular.

Em casos de débitos, o eleitor pode emitir o boleto e fazer o pagamento nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O eleitor que provar sua insuficiência financeira ficará isento de pagar multa.

Para usar o "Titular Net", a pessoa precisa digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
Comprovante de residência;
Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos);
Foto-self segurando documento oficial com a parte facial à frente.

O TRE esclareceu também que a biometria será feita para novos eleitores na sequência sob convocação da Justiça Eleitoral. Caso a pessoa não compareça, poderá ter a inscrição indeferida. A Justiça Eleitoral não envia e-mails informando sobre cancelamento de títulos ou atendimento virtual.

Avanço do novo coronavírus
Até a noite de sexta-feira (24), Rondônia tem 290 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Desses, há seis mortes. Os diagnósticos positivos estão divididos em 10 cidades:

207 em Porto Velho;
48 em Ariquemes;
20 em Ji-Paraná;
7 em Ouro Preto do Oeste;
3 em Rolim de Moura;
1 em Alto Paraíso;
1 em Buritis;
1 em Jaru;
1 em Urupá;
1 em Vilhena.
Também até sexta, foram registradas mais de 3,6 mil mortes provocadas pela Covid-19 e mais de 50 mil casos confirmados da doença no Brasil.

Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de Saúde, realizado desde o início da pandemia no Brasil, em março. Esses dados também alimentam o Mapa do Coronavírus, plataforma exclusiva que permite acompanhar a curva de mortes e casos de Covid-19 de todos os municípios do país.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO