Rolim de Moura,

Cemetron é inspecionado pela Vigilância Sanitária de Rondônia para avaliar qualidade no atendimento a pacientes com Covid-19
Vigilância Sanitária constatou que o hospital dispõe de materiais e equipamentos necessários para o atendimento na UTI, de acordo com os requisitos da Anvisa

Publicado 08/05/2020
Atualizado 08/05/2020
A A
Foto: Daiane Mendonça e Ítalo Ricardo

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), principal hospital da rede estadual de saúde que atende casos de Covid-19, passou por inspeção da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com a missão de avaliar o cumprimento do Plano de Contingência de Rondônia para Medidas de Prevenção e Controle da Infecção Humana pelo coronavírus.

Considerado um hospital de médio porte especializado, referenciado no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, o prédio onde funciona o Cemetron foi construído há mais de 30 anos, em Porto Velho. A melhoria da estrutura da unidade é considerada essencial para o Governo de Rondônia e a ordem de serviço para reforma foi dada ainda em março, mas devido à pandemia e ocupação de leitos por pacientes com Covid-19, as obras no hospital seguem com restrições.

Segundo a diretora do hospital, Stella Zimmerli, estão em construção o bloco administrativo, muro e nova UTI, obras que fazem parte da reforma geral. Somado a isso, o setor de manutenção do hospital realizou outras melhorias, 16 enfermarias foram pintadas, sendo que 12 dessas foram transformadas em leitos de UTI .

PROCEDIMENTOS ADEQUADOS

A equipe da Vigilância Sanitária constatou que, apesar da estrutura antiga do prédio que necessita de melhorias já contempladas para serem feitas na reforma e ampliação de blocos existentes em andamento pelo Governo de Rondônia, o Cemetron possui condição satisfatória para atender necessidades de enfrentamento à Covid -19.

Para a  diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, essa inspeção é muito importante, pois o Estado tem feito um esforço conjunto para prevenção e controle da Covid-19, e a estrutura hospitalar pública precisa estar adequada para receber os casos da doença.  ”Estamos todos empenhados para  prestar o melhor serviço em prol da população de Rondônia”, considera.

Segundo a gerente técnica de Vigilância Sanitária da Agevisa, Vanessa Ezaki, o relatório da inspeção apontou que o hospital possui uma equipe capacitada quanto às ações que constam no Plano de Contingência; existe controle de vacina dos colaboradores e estão adotando medidas de prevenção ao coronavírus como espaços destinados exclusivamente para atendimento de pacientes com sinais clínicos de síndrome gripal (suspeitos para Covid-19).

No hospital também é feita a organização do atendimento de pacientes encaminhados com suspeita ou confirmação para Covid-19 com o cumprimento do distanciamento recomendado. A unidade reforçou as ações de limpeza e desinfecção de ambientes e objetos cuidados na manipulação dos prontuários físicos; tem feito a divulgação de informação para os usuários sobre Covid-19.

Também está cumprindo o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), sendo que o processamento de materiais é realizado através dos indicadores físico, químico e biológico. É realizada a coleta e os exames são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). O estabelecimento ainda possui o Programa de Saúde do Trabalhador.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

São disponibilizados de acordo com as atribuições desempenhadas para casos suspeitos/confirmados; profissionais de saúde; profissionais de apoio; profissionais da recepção; seguranças; higiene e limpeza.

UTI

O setor do hospital que contempla as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) conta com médico responsável técnico, enfermeiros e fisioterapeuta coordenadores, com especialização/habilitação. Bem como equipe completa de acordo com a Legislação Vigente RDC 7/2010 – ANVISA, sendo médico plantonista, enfermeiro e fisioterapeuta para cada 10 leitos por turno; e técnico de enfermagem para cada dois leitos.

Quanto à assistência as UTIs, o hospital possui assistência nutricional; farmacêutica, fonoaudiologia, assistência social, clínica nefrológica, incluindo hemodiálise e assistência psicológica.

Há pessoal exclusivo para o serviço de limpeza e higiene dos ambientes em cada turno.

RECURSOS MATERIAIS

A Vigilância Sanitária constatou ainda que o Cemetron dispõe de materiais e equipamentos necessários para no atendimento na UTI de acordo com a RDC 7/2010 – ANVISA, sendo eles: Cama hospitalar com ajuste de posição, grades e rodízios; suportes para soluções; equipamentos para ressuscitação manual (AMBU); bombas de infusão para medicamentos e dietas enterais; laringoscópios com jogo de lâminas curvas e retas; otoscópio; Esfigmomanômetro; estetoscópios; aspirador de secreção portátil; caixa de materiais para traqueostomia; aparelho de eletrocardiograma; carro de emergência completo; desfibrilador e cardioversor; marca-passo cardíaco temporário; equipamento para aferição de glicemia capilar; poltrona de revestimento impermeável para o paciente (UTI); maca com grades laterais para transporte de pacientes; ventilador mecânico para transporte de pacientes; cilindro de oxigênio para transporte de pacientes; foco cirúrgico portátil; negatoscópio; refrigerador, com temperatura interna de 2 a 8ºC, de uso exclusivo para guarda de medicamentos, com monitorização e registro de temperatura.

Há também quantitativo de leitos com ventilador mecânico satisfatório.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram