Rolim de Moura,

Soja: consultoria eleva projeção da safra 2019/20 para 124,6 mi de toneladas
De acordo com a Safras & Mercado, a colheita da oleaginosa no país deve ter alta de 4,4% sobre reultado do ciclo anterior, com aumento de 2,1% na área cultivada

Publicado 11/05/2020
A A
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O Brasil deve produzir 124,609 milhões de toneladas de soja na temporada 2019/2020, aponta a consultoria Safras & Mercado. Isso representa alta de 4,4% em relação ao ciclo anterior, que ficou em 119,306 milhões de toneladas. No relatório passado, a consultoria projetava 124,188 milhões de toneladas.

Com a colheita praticamente encerrada, Safras indica aumento de 2,1% na área, que ficou em 37,152 milhões de hectares. Em 2018/2019, o plantio ocupou 36,384 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.296 quilos por hectare para 3.371 quilos.

Segundo o analista da Safras & Mercado Luiz Fernando Roque, foram feitos apenas pequenos ajustes em produtividades médias registradas em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Sul, embora em uma escala bastante inferior aos registrados do Rio Grande do Sul, ao longo da colheita constatou-se que a falta de chuvas também trouxe problemas para parte das lavouras catarinenses. Dessa forma, a produtividade média das lavouras do estado foi revisada para baixo.

Já no Sudeste e no Centro-Oeste, a finalização da colheita revelou produtividades ainda melhores que as estimadas anteriormente em Mato Grosso e Goiás. “Tais ajustes acabaram compensando as perdas em Santa Catarina, resultando em um pequeno aumento na estimativa de produção do país frente ao número março. A nova safra recorde brasileira está consolidada”, conclui o analista.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural