Rolim de Moura,

ANP abre consulta sobre indicação de áreas para licitação
Objetivo é estimular participação de agentes da indústria, diz agência

Publicado 20/07/2020
A A

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou hoje (20) o processo de consulta e de audiências públicas para a elaboração da minuta de resolução que vai regulamentar a indicação de área por agentes econômicos, que podem sugerir áreas de exploração e produção de petróleo e gás de seu interesse.

Ao fim, tudo passará por avaliação da ANP, até que a agência reguladora ofereça, futuramente, tais áreas em uma rodada de licitação ou na oferta permanente.

Para participar, o interessado pode acessar os documentos da Consulta e Audiência Públicas nº 9/2020 no site da ANP.

Segundo a ANP, o objetivo da medida é estimular a nominação de áreas pelos agentes da indústria, uma vez que essa possibilidade já estava disponível. “A nova proposta da ANP regulamenta, atualiza, simplifica e dá maior visibilidade e institucionalização ao processo, para atrair a participação de um número maior de agentes”, diz a agência em nota.

De acordo com a agência reguladora, até o momento, esse processo estava disponível como “instrução para nominação de áreas”, uma orientação publicada na página das Rodadas de Licitações, no portal da ANP.

Segundo a ANP, a proposta atende às diretrizes da Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que, em alguns pontos, ressaltam a importância da participação dos agentes econômicos, como forma de atrair investimentos e ampliar os estudos geológicos e geofísicos nas bacias sedimentares brasileiras.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram