Rolim de Moura,

Sem Dudu, Palmeiras testa protagonismo de Willian
A busca do técnico Vanderlei Luxemburgo teve seu primeiro capítulo na última quarta-feira (22), no clássico com o Corinthians, marcado pela derrota palmeirense por 1 a 0

Publicado 25/07/2020
A A

O Palmeiras voltou à disputa do Campeonato Paulista com uma indefinição em relação ao jogador que irá assumir o protagonismo do time depois da saída de Dudu, que acertou com o Al-Duhail, do Qatar. Diante da situação, o atacante Willian passou a dar mostras de ser um forte candidato ao posto.

A busca do técnico Vanderlei Luxemburgo teve seu primeiro capítulo na última quarta-feira (22), no clássico com o Corinthians, marcado pela derrota palmeirense por 1 a 0. No jogo, o treinador escalou Willian na posição que era desempenhada por Dudu, por dentro no meio-campo, com chegada constante ao ataque.

Nessa posição, Willian jogou com mais liberdade para criar, sem a incumbência de marcar o lateral adversário. No começo do jogo, quase fez um gol de cobertura, mas a bola bateu na trave. Na etapa final do dérbi, Willian passou a atuar pelos lados, depois que Luxemburgo trocou Zé Rafael por Lucas Lima no intervalo. O Palmeiras, então, passou a atuar com um meio-campista por dentro.

Pesam a favor de Willian a sua própria trajetória no clube. O atacante é um dos atletas mais antigos do elenco. Contratado em 2017, é o maior artilheiro do atual grupo, com 46 gols - ele é o terceiro maior goleador do clube neste século, atrás de Vagner Love (54 gols) e Dudu (70 gols).

A esperança de Luxemburgo é justamente que um jogador que era coadjuvante com Dudu no elenco se torne protagonista. O Palmeiras, dessa forma, não precisaria recorrer ao mercado da bola para suprir a falta da sua maior estrela nos últimos cinco anos e meio.

"Alguém vai chamar a responsabilidade, alguém vai ter de colocar a cara para fora, chamar o jogo. Ou com alguma contratação, ou um jogador que era mais acanhado. A gente não sabe quem vai ser, Vamos tentar ajustar a equipe e encontrar o melhor esquema. Vou caminhar, vai surgir alguma coisa de talento que vai aflorar", disse o treinador em entrevista concedida na semana passada.

O plano de Luxemburgo é manter Willian por dentro, como articulador e chegada mais livre para concluir na área. O Palmeiras, com isso, teria dois atletas rápidos pelos lados, função que seria de Rony e Gabriel Veron. Luiz Adriano ficaria na referência do ataque.

"Temos de ver como vai funcionar, uma pena que não vi Veron e Rony juntos. Quero ver como vai funcionar. Não vi anda, tenho que ter calma e ver como as coisas podem acontecer para saber da necessidade de contratação ou não", disse Luxemburgo após a derrota para o Corinthians.

Já classificado às quartas de final do Paulistão, o Palmeiras soma 19 pontos no Grupo B e está a um do Santo André. Os palmeirenses recebem o Água Santa, no Allianz Parque, na última rodada da fase de grupos, enquanto o time do ABC Paulista enfrenta o Ituano no Canindé. Os duelos serão neste domingo (26), às 16h.

PALMEIRASWeverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Patrick de Paula e Zé Rafael; Willian, Rony e Luiz Adriano. T..: Vanderlei Luxemburgo

ÁGUA SANTAGiovanni; Luis Ricardo, Bruno Costa, João Paulo e Peri; Wellington Reis, João Vitor e Luan Dias; Dadá, Caio Dantas, Lucas Silva. T.: Toninho Cecílio

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)Horário: 16h deste domingo (2)Árbitro: Douglas Marques das FloresTransmissão: pay-per-view

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram