Rolim de Moura,

Confúcio sugere aos membros da Comissão da Covid que façam levantamento dos projetos direcionados à ciência, tecnologia e inovação

Publicado 19/08/2020
Atualizado 19/08/2020
A A

O presidente da Comissão Mista do Congresso que fiscaliza as ações do governo no combate à pandemia,  senador Confúcio Moura (MDB-RO), na audiência pública de segunda-feira (17),  que debateu os investimentos em pesquisa e desenvolvimento científico relacionadas à Covid-19, sugeriu aos membros do colegiado que façam um levantamento de projetos que possam contribuir com a ciência, tecnologia e inovação.

Confúcio Moura solicitou aos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Esperidião Amin (PP-SC), e Eliziane Gama (Cidadania - MA), membros titulares da Comissão e líderes partidários no Senado, para elencarem projetos que têm por objetivo comum, melhorar a situação orçamentária financeira da pesquisa científica brasileira. 

O senador disse ter observado o grande número de projetos de apoio à pesquisa voltado à pandemia, estimulando, inclusive, investimentos. Ele destacou projetos de sua autoria que propõem investimentos privados, incentivados com dedução no Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas visando estimular a pesquisa científica. “Junto aos meus projetos há inúmeros outros tantos”, falou.

Confúcio lembrou ainda da criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) quando foi governador, e disse que enquanto estiver exercendo o mandato, destinará recursos para as bolsas e as pesquisas da instituição. “É muito importante a pesquisa na Amazônia, e a Fapero é o nosso instrumento de pesquisa”, enfatizou.

Por mais de três horas o presidente da Academia Brasileira de Ciências,  Luiz Davidovich; o ex-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; o diretor-Presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Américo Pacheco; e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Carlos Américo Pacheco debateram junto ao colegiado os investimentos em pesquisas e as perspectivas para o Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa