Rolim de Moura,

Bolsonaro inaugura obra de adutora em Pernambuco
Oferta de água na região deve aumentar 78%

Publicado 01/10/2020
A A

Em sua segunda visita a Pernambuco desde que foi eleito, o presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta quinta-feira (1º), em São José do Egito, no sertão do estado, para inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú.

Na cerimônia, acompanhado por parlamentares e pelos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), o presidente destacou a importância da água para o povo nordestino. 

"A questão da água é vital para todos nós. E, no semblante do nordestino, quando chega água parece que ganhou ele na Mega-Sena. E ganhou sim", afirmou. 

Ainda em seu discurso, ele defendeu a democracia. “Eu nunca abrirei mão que meu povo tenha liberdade e tenha democracia. Quem disse que eu ia fazer o contrário deve estar decepcionado", garantiu.

Adutora

A primeira etapa da adutora foi inaugurada em 2013. O trecho entregue hoje recebeu mais de R$ 245 milhões do governo federal e começou a ser construído - pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) - em março deste ano. Com ele, a expectativa é de que a oferta de água aumente em 78% para a região. É que a vazão do sistema passará de 290 para 480 litros por segundo. A captação é realizada no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. 

Em outro município pernambucano, Sertânia, o presidente visitou obras do Ramal do Agreste, na estação de bombeamento VII. A estrutura, que também será receptora das águas do Eixo Leste, está com 70,6% de execução. 

A expectativa é de atender 68 cidades e mais de 2,2 milhões de habitantes. Bolsonaro retorna hoje a Brasília. 

Campina Grande

Antes de chegar a Pernambuco, o avião do presidente da República fez uma escala em Campina Grande (PB).

Lá, ainda no aeroporto da cidade, ele se reuniu com o prefeito Romero Rodrigues (PSD) por 40 minutos e cumprimentou apoiadores.   

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram