Rolim de Moura,

Prazo de cinco dias para a liberação das vacinas é específico do Consórcio coordenado pela OMS, afirma Confúcio Moura

Publicado 09/02/2021
Atualizado 09/02/2021
A A

Em entrevista concedida na segunda-feira (08), por meio de vídeo conferência, ao programa Visão, comandado pela jornalista Carla Vilhena, da CNNBrasil, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) esclareceu que os prazos para liberação das vacinas, promovidas pela MP 1003/2020, da qual foi o relator, são específicos aos imunizantes do consórcio Covax Facility.

De acordo com o parlamentar, não foram incluídas por ele nessa medida provisória agências, como por exemplo da Argentina e da Rússia.  Segundo ele, esse acréscimo não está no objeto principal da MP que só pedia autorização ao Congresso. “Eu optei pela aprovação de tudo que veio da Câmara para deixar o Presidente da República à vontade para o veto, ou se for o caso para sanção”, explicou.

Para o senador é muito difícil uma Medida Provisória entrar no Congresso e sair da mesma forma e disse que as polêmicas da MP 1003 foram os cinco dias para que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreciasse as vacinas que viessem do consórcio avalizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem fins humanitários, para atender países ricos e pobres, em até 20% de suas populações.

Confúcio Moura reafirmou que no caso desses cinco dias, cabe somente as vacinas do consórcio, os demais imunizantes que estão em negociação no momento, seguem o rito normal da Anvisa com os prazos habituais. “Como esse consorcio é humanitário, e muito importante para os países pobres do mundo, então a velocidade do atendimento é muito importante”, explicou.

O parlamentar defendeu a valor técnico e científico da Anvisa que analisa com muita seriedade e propriedade a segurança de vacinas, remédios e alimentos desde a sua criação. Ele também foi enfático em dizer que a Anvisa tem autonomia plena para tomar as suas decisões, no entanto, disse não haver a necessidade de tanta polêmica na referida MP. “Que que ela (Anvisa) continue o seu trabalho agora com a Casa Civil para os vetos específicos”, asseverou.

Confúcio Moura assegurou que a população quer é a vacina e esse é o objetivo maior. Ele destacou que por dez meses, desde o dia 20 de abril de 2020 até 31 de dezembro, a Comissão CNcovid-19, presidida por ele, debateu esse tema exaustivamente. “Nós não politizamos, não influenciamos, não liguei para o presidente da Anvisa tentando empurrar goela abaixo nenhuma data. Ele é extremamente respeitado por nós aqui da Casa, e creio que não terá nenhuma indisposição com o Congresso Nacional”, concluiu.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa