Rolim de Moura,

Secretário de Saúde de RO anuncia colapso de UTIs e revela que variantes do Coronavírus estão matando mais; Veja o Vídeo
“Não tem vaga em UTI para rico e nem para pobre”, dispara Fernando Máximo

Publicado 25/02/2021
Atualizado 25/02/2021
A A
Foto: Reprodução/Vídeo - Fernando Maximo

O vídeo gravado na madrugada desta quinta-feira, 25, e publicado nas redes sociais pelo secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, mostra que a pandemia de Covid-19 que castiga Rondônia há quase um ano está se agravando.

Em tom dramático, o titular da Sesau deixa claro que, dos 300 leitos montados para atender pacientes infectados pelo novo Coronavírus, todos estão ocupados. O médico lembra que, justamente pela falta de vagas em UTIs em Rondônia, mais de 90 pacientes foram transferidos para outros Estados, 60 deles intubados e transportados em aviões.

Mas, o trecho mais assustador do alerta feito pelo secretário é o que expõe os perigos das novas variantes do vírus, que são mais infectantes e letais. Pior: segundo o secretário, 44% dos que morreram nos últimos dias não tinham doenças pré-existentes. As novas cepas do Corona estão matando pessoas cada vez mais jovens e infectando pessoas que já haviam contraído a doença.

Visivelmente emocionado, Fernando Máximo fala da exaustão dos profissionais de saúde durante a pandemia e revela que, por falta de médicos (alguns infectados na linha de frente), está sendo obrigado a fechar leitos que estavam em funcionamento, ao invés de abrir novos.

Para tentar deter a escalada de mortes, o médico repete o mesmo pedido que já havia feito várias vezes antes: que as pessoas evitem festas, aglomerações e bebedeiras, e que usem máscara. “Não tem UTI para rico e nem para pobre”, alerta, repisando a recomendação para que a população se cuide.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram