Rolim de Moura,

CURIOSIDADE: Vacina contra o coronavírus é aplicada no braço e não em outras partes do corpo
É que no braço existe a presença mais abundante de músculos permitindo a maior ativação de anticorpos

Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021
A A

Uma curiosidade que já deve ter sido despertada em muitas pessoas, é o porquê a vacina contra o Covid-19 é aplicada no braço e não em outras partes do corpo. Na verdade nem todas as vacinas são injetadas no braço, a vacina da poliomielite, por exemplo, geralmente é administrada na boca, e a contra a raiva na barriga, apesar de não necessariamente, e outras na veia.

  A grande maioria das vacinas já aprovadas contra o vírus Covid-19, recomenda-se sua aplicação via intramuscular, tornando-se o deltóide (grande e potente músculo da articulação do ombro) o local ideal. E para isso há várias razões fisiológicas e práticas.

  Estudos dizem que no músculo tem maior vascularização, existe muito sangue com a presença maior de células do sistema imunológico, e essas células levam o imunizante onde for necessário. O objetivo da vacina é despertar as células para atacarem o vírus. Essas células são como os soldados em seu forte na espera de uma chamada.

  Estudo publicado pela revista científica da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, indica que a dosagem na área do músculo deltóide "otimiza a imunogenicidade (ativação da resposta imune) da vacina" e "minimiza reações adversas no local de injeção". Caso fosse aplicada diretamente no sangue, não tornaria essas vacinas eficazes, já que no sangue não existe o mesmo número de células dos músculos, e poderia diluir com maior rapidez alguns componentes da vacina.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram