Rolim de Moura,

Mãe de uma menina de 5 anos, médica rondoniense relembra infecção por covid-19 e relata desafios diários
Ana Paula, em atendimento a paciente no Hospital de Base

Publicado 09/05/2021
Atualizado 09/05/2021
A A

Mãe de Ana Catarina, de 5 anos, a médica Ana Paula Freitas, 37, teve covid-19 em janeiro, e da mesma forma, o esposo, a mãe, e os avós paternos pertencentes ao grupo de risco. Sentiu-se culpada, teve medo de perdê-los. Ela atua no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, cuidando de gestantes. “Eu sempre sonhei ser médica, hoje trabalho todos os dias para realizar esse sonho, exercendo a medicina com ética”, ela diz.

“Ser mãe é um lindo e constante desafio, sobretudo, uma bênção de Deus, uma dádiva, uma importante missão de cuidar; é ser orgulhosa, assim como eu sou de Ana Catarina, meu presente divino que foi planejada e concebida enquanto eu ainda fazia a faculdade de medicina”, relata. Desde bebê, Ana Catarina conhece a rotina da mãe, que procura estar sempre presente no lar, orientando-a, brincando e se esforçando para que ela possa ser feliz e saudável.

No entanto, cuidar de pessoas inicialmente lhe desafiou: “Eu me acovardei algumas vezes, tive medo de levar o vírus para minha família, medo de faltar para minha filha, o meu bem mais precioso”. O medo maior, conforme ela explica, foi de morrer e não criar Ana Catarina. “Eu me frustrei, fiquei muito triste, porque eu escolhi essa profissão que amo e no começo da pandemia eu travei, mas hoje entendo a doença, sabemos se ele vai progredir ou não, e assim conseguimos lidar melhor com ela”.

Atualmente se sentindo encorajada e mais segura, a médica aprendeu mais a respeito da covid-19 e sai de casa com mais tranquilidade. “Ainda tenho algum medo decorrente de tantos casos dessa doença, mas me sinto feliz em contribuir para o restabelecimento da saúde das pessoas que precisam de mim; nem sempre isso acontece, mas quando acontece é muito gratificante”, diz a médica.

Conforme a médica, o paciente de covid-19 demanda muita atenção dos profissionais de saúde, e os dramas diários comovem os profissionais da área. “A doença é muito sorrateira, traiçoeira, as coisas mudam muito de um dia para o outro, não dá muito para certeza de como a gente vai evoluir depois de pegá-la”, analisa.

Ana Paula já sentiu aumentar a carga emocional dela e dos colegas, e acredita que as pessoas não têm a dimensão do que é ver uma gestante entubada, ou daquela que teve o parto antecipado, morreu e deixou o bebê – situações por ela vivida ultimamente. Segundo Ana Paula, o clima no trabalho de cuidar do internamento de mulheres mães no HB representa muita responsabilidade. “Eu fico me questionando: onde essa mulher estava, para se contaminar?”

Reiterando a escolha profissional, ela assegura: “Apesar de tudo o que vem acontecendo na pandemia, o meu desejo é exercer da melhor maneira o que escolhi para minha vida, e estar aqui todos os dias, dando o melhor que eu posso para os semelhantes”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram