Rolim de Moura,

Comissão da Covid-19 debate medidas para retomada da economia

Publicado 04/10/2021
Atualizado 04/10/2021
A A

Os efeitos econômicos da pandemia e as medidas a serem estudadas para mitigar a crise nos estados serão o tema da próxima audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19), na segunda-feira (4). O debate, proposto pelo presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO), será feito em caráter remoto, a partir das 10h, e poderá ser acompanhado nos canais da TV Senado pelo YouTube.

Participam da audiência o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e ex-ministro da Economia Henrique Meirelles; o presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio de São Paulo, José Pastore; o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto; e o consultor de Orçamentos do Senado Federal Fernando Moutinho.

Na justificativa do requerimento, Confúcio esclarece que o debate visa detalhar, com participação de especialistas, o atual cenário econômico do país, por meio de uma análise estratégica quanto a riscos, oportunidades e fragilidades que precisam ser superadas. Para ele, é preciso apontar possíveis alternativas, no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, visando à mitigação dos impactos e à retomada do desenvolvimento, incluindo o orçamento público.

“A economia tem se demonstrado fragilizada perante a pandemia. Desemprego, mortalidade empresarial, dentre inúmeros impactos, se destacam como catastróficos e impeditivos de uma retomada consciente. Percebe-se a necessidade de uma análise criteriosa e participativa, com opinião de especialistas quanto aos rumos do país. Eis que não podemos errar e a situação é inédita e grave”, observa o senador no requerimento.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria