Rolim de Moura,

Nova Fintech vai atender setores da defesa e da segurança

Por Redação
Publicado 16/10/2021
Atualizado 16/10/2021
A A

Fruto de inciativa do Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), foi lançada a Fintech Defesa Mezzo. Trata-se da primeira empresa financeira do Brasil com perfil tecnológico e criada, especificamente, para atender às demandas de financiamentos e investimentos dos setores de Defesa e Segurança. Esses setores têm competitividade, tradição e competências reconhecidas globalmente. O lançamento da nova fintech ocorreu em 2 de setembro, na capital paulista, e reuniu cerca de 30 investidores.

O projeto da Fintech Defesa Mezzo foi concluído em abril, após ser viabilizado por meio da assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O acordo prevê a elaboração de soluções estratégicas de financiamentos e investimentos na Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa (BCTID).

A iniciativa representa mecanismo financeiro inovador e digital para captação de recursos que viabilizem projetos de crescimento e alavancagem das exportações pela indústria de defesa brasileira, com a atração de potenciais financiadores – notadamente, internacionais – com ganhos para todos os atores envolvidos. A estrutura da Fintech Defesa Mezzo foi concebida a partir do mapeamento real das demandas de recursos, com base nos projetos identificados e investidores interessados em sua execução, sejam esses clientes finais capitalizados, governos ou órgãos de fomento locais e internacionais, visando otimizar a eficiência do investimento e amplificar o potencial de alavancagem.

O evento de lançamento da Defesa Mezzo contou com a presença do Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa da SEPROD, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, além de outros militares e dos representantes da nova financiadora. Foram eles o diretor executivo, Calil Buainain; e o sócio-gerente, André Skaf; entre outros integrantes.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram