Rolim de Moura,

Cerimônia marca 100 anos da Escola de Educação Física do Exército
Vice-presidente Mourão e outros generais participaram de solenidade

Publicado 11/02/2022
A A

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, esteve presente à solenidade que marcou o centenário da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. Também estiveram presentes o ministro da Defesa, general Braga Netto, e o comandante do Exército, general Paulo Sérgio, entre outras autoridades.

Localizada no bairro da Urca, dentro da Fortaleza de São João, a escola é responsável por especializar oficiais em educação física e desportos, treinar oficiais médicos em medicina esportiva e capacitar sargentos para o exercício das funções de monitor de educação física, entre outras atribuições.

Na área esportiva, muitos atletas importantes passaram pelos quadros da EsEFEx, como o capitão Cláudio Coutinho, que foi preparador físico da seleção brasileira de futebol que conquistou a copa do mundo de 1970 e posterior técnico do time em 1978 e treinador do Flamengo; os sargentos Adhemar Ferreira da Silva e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, medalhistas olímpicos no atletismo. O presidente Jair Bolsonaro também passou pela escola, tendo sido o primeiro colocado da turma de 1982.

As instalações da escola também foram utilizadas para o treinamento das enfermeiras voluntárias que participaram da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, de seleções brasileiras de futebol, voleibol, atletismo, além de equipes nacionais das diversas modalidades.

A EsEFEx, no contexto nacional, teve papel importante na área do conhecimento da educação física, tendo sido a primeira instituição a praticar um ensino metódico e racional. Foi referência, por anos, aos professores e pesquisadores, lançando a Revista de Educação Física, para propagar os novos conhecimentos e métodos de ensino e de treinamento físico que os militares desenvolviam ou traziam do exterior.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram