Rolim de Moura,

Rondônia recebe mais duas remessas de doses de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde
Vacinas contra covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde ficam estocadas na Central Estadual Rede de Frio da Agevisa

Publicado 09/03/2022
A A

O Governo de Rondônia recebeu do Governo Federal, na terça-feira (8), uma remessa de 11.700 vacinas pediátricas, específicas para o público de cinco a 11 anos, e na manhã desta quarta-feira (9) 31.590 doses da Pfizer adulta. Com o lote recebido, Rondônia chega ao montante de 3.265.198 doses de vacinas contra a covid-19, recebidas e distribuídas às seis Regionais de Saúde do Estado. São 721.648 de CoronaVac, 919.150 de AstraZeneca, 1.462.500 de Pfizer adulta, 64.400 de Janssen e 97.500 da Pfizer pediátrica.

De acordo com os números do LocalizaSus recebidos até o dia 8 de março, em Rondônia já foram aplicadas 2.663.818 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 1.267.270 da 1° dose; 1.044.361 da 2° dose; 300.727 da dose de reforço; 32.989 de dose única e 17.769 de doses adicionais.

Os dados ainda apresentam uma preocupação governamental com a vacinação de uma camada estudantil, que já retornou às salas de aula, e de adultos que faltam completar o esquema vacinal. “Ainda temos uma defasagem na aplicação da 2ª dose e a dose de reforço, pois a população está esquecendo de retornar às salas de vacinas para completar o seu esquema. A vacinação é um ato necessário para a proteção individual e coletiva, e é reconhecida como uma solução em potencial para o controle da pandemia, aliada à manutenção das medidas de prevenção já estabelecidas” – disse o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

Gregório informou que os postos de saúde municipais estão com doses de vacinas disponíveis, para atender o público-alvo do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) contra a covid-19.

ESTRATÉGIA

O Programa Nacional de Imunizações estabeleceu como meta, vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que existe uma pequena parcela que possa apresentar contraindicações à vacinação.

Para atender a demanda populacional, a Agevisa desenvolveu estratégias que têm como objetivo evitar o perecimento de vacinas e fortalecer a vacinação no Estado, promovendo resposta rápida, qualificada e efetiva ao serviço de enfrentamento à covid-19 e outras doenças imunopreveníveis.

A cada 15 dias, os municípios enviam o quadro de necessidade semanal de imunizantes da CoronaVac (6 anos ou mais), Pfizer pediátrica (5 a 11 anos), Pfizer (12 anos ou mais), Janssen (18 anos ou mais) e AstraZeneca (18 anos ou mais) à sua respectiva Regional de Saúde; e a cada 15 dias, a Regional de Saúde, por sua vez, consolida a necessidade solicitada de todos os municípios e emite o pedido por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES), do Ministério da Saúde (MS), a Coordenação Estadual de Imunizações.

Para agilizar a chegada das vacinas nos municípios rondonienses, a Coordenação Estadual de Imunizações entrega os imunizantes às Gerências Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e os municípios por sua vez fazem a retirada das vacinas conforme acordado com sua regional de abrangência.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram